Você está preparado para a Black Friday?

A Black Friday é, certamente, uma das datas mais esperadas tanto para consumidores quanto para empresas.  Para consumidores, a Black Friday vem como uma data para realizar a compra de itens que já estavam na lista de desejo ou ainda aproveitar para adquirir um item que esteja em valores vantajosos.

Para empresas, é a chance de atrair novos clientes e rentabilizar – e muito, suas vendas. Estima-se, inclusive, que é a segunda data mais lucrativa para o comércio após o Natal, apenas para se entender a importância da Black Friday!

Neste atípico ano de 2020, a Black Friday ocorrerá dia 27 de novembro e, diferentemente dos outros anos, espera-se que não haverá filas de clientes ou lotação de pontos de venda. Neste quesito, as compras ocorrerão majoritariamente por meios eletrônicos.

Em virtude da pandemia, os hábitos de consumo alteraram-se (e devem  assim manterem-se), com deslocamento de compras em lojas e pontos de venda para o e-commerce.

Segundo dados de pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, houve um aumento de 61% no volume de compras devido ao distanciamento social. Esta é uma informação muito importante a ser levada em consideração para quem quer alavancar suas vendas.

Este ano, especialmente, os clientes estarão atentos aos produtos com valores atrativos. Da mesma forma, a concorrência e empresas varejistas estarão preparando seus canais e estratégias de atração e funil de vendas.

Você está preparado para sair à frente nesta data e atrair mais clientes para sua empresa? Hoje, separamos neste artigo algumas dicas para que farão a diferença! Para saber quais, continue lendo!

1) Selecione os itens que terão valor promocional

Durante a Black Friday, selecione os produtos que terão seus valores reduzidos como forma de atrair clientes. Para isso, é importante ressaltar que nem todos os produtos precisam ter descontos altos. Pode ser vantajoso, inclusive, escolher produtos com menor giro de vendas como forma de serem atrativos e, ao mesmo tempo, atrair atenção a outros itens de maior custo, por exemplo.

Não esqueça de indicar que sua loja está participando da Black Friday em forma de banners ou anúncios!

2) Prepare a casa para receber novos clientes!

De nada adianta criar uma ótima estratégia de marketing como forma de atração aos clientes e esquecer que a loja online precisa estar organizada para que o cliente navegue de forma mais amigável possível e encontre os produtos desejados. Para isso, esteja sempre atento(a) à experiência de seus usuários e a capacidade de hospedagem do seu site.

3) Garanta uma logística de excelência

Não são poucos os casos nos quais ocorrem uma chuva de reclamações devido à postagens atrasadas ou produtos extraviados. Estas reclamações em canais como redes sociais certamente afastam potenciais clientes. Para isso, crie uma planejamento logístico que seja capaz de atender todos os pedidos feitos em sua loja.

4) E-mails

            Anuncie que sua empresa terá promoções de Black Friday e indique quais produtos entrarão neste rol. Desta forma, é possível criar um sentimento de antecipação e haverá um despertar de interesse para com a empresa e seus serviços/produtos oferecidos.

5) Redes sociais sempre atualizadas

Da mesma forma as redes devem ser sempre atualizadas, dê uma atenção especial à elas durante a Black Friday. Para isso, vale a pena ter seus produtos/serviços expostos com material explicativo para que haja geração de interesse. Lembre-se também de sempre buscar gerar engajamento por meio de pesquisas, fotos e stories como forma de interação com seu público.

6) Divulgação em anúncios

Como falamos no tópico acima, atualizar as redes sociais é vital. A boa notícia é que seu alcance nelas pode ser aumentado de forma exponencial por meio de anúncios impulsionados. Para isso, é importante fazer um bom planejamento de tráfego para que seu público-alvo seja informado sobre as promoções!

7) Seja encontrado através de buscas orgânicas

Uma das formas da sua empresa/seu produto serem encontrados por meio de buscas no Google são através de SEO (Search Engine Optimization). Ter artigos/textos/conteúdos em seu website com palavras-chaves bem ranqueadas faz com que haja maior facilidade do seu conteúdo ser achado por meio de pesquisas.

8) Estreite o relacionamento com seu cliente

Aproveite as semanas que antecedem a Black Friday para interagir com seus clientes e descobrir quais são suas percepções sobre a marca, produtos, serviços e itens mais desejados.

Por meio destas pesquisas é possível entender as dores de seu clientes, suas necessidades  e comportamento. Da mesma forma, busque estreitar seu relacionamento com seu cliente de forma a sempre atendê-lo.

9) Atendimento de excelência

Como falamos no tópico anterior, ter uma equipe de atendimento é muito importante. Principalmente em um data como a Black Friday na qual o volume de compras é alto, o mesmo pode ocorrer com dúvidas. Para isso, ter consultores disponíveis para atendimento cordial e atencioso com potenciais clientes é fundamental.

10) Atenção às formas de pagamento

Uma dos empecilhos que podem decidir ou não pela finalização da compra está relacionado às formas de pagamento. Se por acaso, um cliente irá realizar uma compra e ao finalizar sua compra só tem a opção de cartão de crédito e o mesmo não o possuir, é muito provável que haja desistência desta compra.

Para isso, considere expandir suas formas de pagamento para os mais diversos cartões (e bandeiras), boleto, vale-refeição, vale-alimentação, vouchers, ferramentas de pagamento online, entre outros.

11) Tenha um pós-venda de excelência

Prepara-se para vender muito durante a Black Friday – e atender seu cliente quando isso se fizer necessário. Para fidelizar seu cliente lembre-se sempre de oferecer todo o suporte durante a pré-venda, venda e pós-venda. Caso haja necessidade de realizar trocas, devoluções ou ainda oferecer suporte técnico, uma equipe deve sempre estar disponível.

Tem dúvidas de como alavancar seu atendimento e acesso aos clientes? Noc chame no WhatsApp!

Gostou das dicas? Esperamos que nestas semanas que antecedem a Black Friday você consiga aplicar nossos conselhos para melhor aumentar a rentabilidade de seu negócio, satisfazer (e superar as expectativas) de seus clientes. Aproveite e conte-nos nos comentários como está sendo sua experiência de implementação!

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