O que é e como fazer cobrança digital?

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Dentre os desafios enfrentados por empresas, das menores às maiores, está a inadimplência. A inadimplência, atrelada a diversos outros fatores como pagamento à fornecedores, colaboradores, infraestrutura e serviços, pode, por vezes gerar uma somatória negativa e impactante às finanças empresariais. Uma vez que a inadimplência existe e é significante, faz-se necessária a cobrança das dívidas.

Entendemos que cobrança de dívidas não é uma tarefa fácil, uma vez que a experiência em geral é desagradável e muitas vezes incômoda ao cliente, enfraquecendo laços de fidelidade. Sabendo disso, escrevemos um artigo sobre como reduzir inadimplência e hoje exploraremos uma forma muito mais amigável de fazê-la ou ainda negociar dívidas com seu cliente.

Sendo assim, apresentamos uma forma de realizar lembretes ou abrir negociações de dívidas através da cobrança digital.

O que é cobrança digital?

A cobrança digital é um dos meios de realizar o envio de boletos, códigos ou faturas para pagamento por canais digitais. Por meio desta ferramenta, é possível utilizar os mais diversos serviços digitais para comunicar-se com o cliente, abrir um canal de informação e de negociação.

Quais são as vantagens em usar esse tipo de cobrança?

Uma vez conhecida a definição da cobrança digital e, de forma a facilitar as ações e os processos da empresa, vamos conhecer as vantagens em utilizar a cobrança digital.

  • Redução de telefonemas

Entendemos que realizar cobrança não é agradável. Telefonemas tendem a não ser muito bem recebidos e ainda não atendidos. Com o advento da cobrança digital, há menor risco de ligações não serem atendidas e reduz a necessidade de recursos humanos na empresa ou centro de atendimento ao consumidor para realização delas. Com a redução de telefonemas e uso da cobrança digital por meio de mensagens, por exemplo, há maior possibilidade de leitura em horários tanto comerciais quanto não comerciais e aderência ao pagamento.

  • Melhor relacionamento com o cliente

            Como mencionamos, realizar cobranças não é uma das mais agradáveis tarefas. Cobranças excessivas e a qualquer custo podem levar ao pagamento da dívida, mas não necessariamente será positiva a longo prazo. Quando falamos de longo prazo, estamos nos referindo à fidelização do cliente.

            O que queremos dizer é que buscar maneiras mais amigáveis de realizar a cobrança é muito importante, de forma a deixar as relações cliente-empresa mais fluidas. Para isso, no âmbito de cobranças, automatizar lembretes, promoções e mensagens personalizadas ao cliente é fundamental para estabelecer um bom relacionamento.

  • Negociação de dívidas

            Por vezes, há inadimplência por parte do cliente. Essa inadimplência pode ser devido à esquecimento ou ainda falta de dinheiro para realizar o pagamento. Nestas ocasiões, é importante que a empresa possua um canal de comunicação com o cliente de forma que haja possibilidade de negociação. Para isso, portais de negociação, números de telefone, cobrança digital e outros canais devem estar disponíveis e monitorados pela empresa.

  • Rapidez na comunicação

Uma vez que a cobrança digital é realizada de maneira rápida e a leitura da mensagem é quase instantânea, além disso existe uma alta taxa de leitura destas mensagens, a cobrança digital oferece a vantagem de promover comunicação ágil e efetiva.

  • Sem problemas de logística!

Um dos problemas que podem vir a ocorrer durante as cobranças é o extravio ou danificação do papéis ou impressão das contas. Para isso, é necessário que todo o processo de comunicação de não-recebimento ocorra, seguido de reimpressão e apenas então o envio da fatura. Todo esse processo é demorado e oneroso, podendo gerar inadimplência. Com o advento da cobrança, este problema não ocorre e as faturas ou boletos são entregues com muito mais agilidade por meio de mensagens de celular.

Quais canais posso usar para fazer a cobrança digital?

            Existem diversos canais que podem ser utilizados para realizar a cobrança digital. Dentre eles, o chatbot, o e-mail, WhatsApp e serviços de SMS.

            O chatbot é uma ferramenta muita utilizada com companhias na qual há robotização de conversas. Por meio da inteligência artificial, é possível automatizar respostas e resolver problemas simples como solicitação de meios de pagamento ou solucionar dúvidas referente a este e vários outros assuntos frequentemente perguntados.

            O e-mail é outra das formas de automatizar o envio de faturas fechadas de um cartão de crédito, por exemplo. Uma vez que o cliente escolhe a data de fechamento da fatura, é possível fazer com que o próprio sistema gere um boleto e o encaminhe ao titular da conta.

            O WhatsApp, muito difundido é outro meio dos diversos existentes capaz de promover comunicação por meio de mensagens. Por ser o aplicativo de mensagens mais utilizado no Brasil é, com certeza, um ótimo aliado para envio de informações e claro, faturas digitais.

            Finalmente, temos o serviço de SMS. Especialmente, o serviço de SMS possui inúmeras vantagens, principalmente na área de cobrança. Por se tratar de mensagens rápidas e curtas e que possuem alta taxa de leitura, este é um dos meios mais efetivos para cobrar seu cliente de forma simples e rápida.

Como implementar a cobrança digital por meio de SMS?

            AViper MKT possui um serviço de envio de SMS em massa com entrega garantida. Por meio do SMS em massa, é possível fazer uma comunicação direta com o cliente, divulgar produtos e serviços, passar a imagem de maior credibilidade e melhor, tudo isso a baixo custo operacional!

            Ressaltando as vantagens que previamente apresentamos, o marketing por meio de SMS possui alta conversão em venda e leitura rápida. Ademais, há altíssima garantia de entrega em um curto espaço de tempo – apenas 10 minutos. O serviço de SMS, além disso, é excelente para realização de cobranças de forma amigável e eficaz. E tudo isso por apenas R$ 0,04 reais por mensagem! Contamos com pacotes especiais de 1000 a 5000 envios, com usuários ilimitados, sem expiração ao final do mês, importação com agendamento e API habilitada. Para sua maior comodidade, o serviço é pré-pago e sem fidelidade.

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