Você sabe como funciona o cartão de crédito consignado? Descubra agora!

como funciona cartão de crédito consignado

Não se engane ao pensar que existe apenas um tipo de cartão de crédito. Na verdade, os bancos e instituições financeiras oferecem uma série de modalidades e limites para quem precisa de crédito em um curto espaço de tempo.

Entre as diversas opções disponíveis nesse sentido, pode-se citar: cartões de crédito pré-pago, de débito, cartões internacionais e diversas outras modalidades. Existe, no entanto, uma modalidade exclusiva para pessoas físicas que podem solicitar um consignado — o cartão de crédito consignado. 

Pensando nisso, criamos este artigo para ensinar tudo o que você precisa saber sobre o cartão de crédito consignado. Ficou curioso? Então continue acompanhando! 

O que é o cartão de crédito consignado? 

O cartão de crédito consignado é bastante parecido com o modelo tradicional. No entanto, essa modalidade de crédito é exclusiva para pessoas físicas que podem solicitar um empréstimo consignado. 

O principal diferencial do cartão de crédito consignado é o desconto do pagamento mínimo da fatura descontado diretamente do salário ou benefício. Por isso, essa modalidade de crédito é ideal para facilitar a vida de quem está precisando de dinheiro de forma rápida e facilitada.

Como funciona? 

Primeiramente, é preciso ter em mente que o limite de crédito pode variar de acordo com a instituição financeira envolvida.

O mais comum é que o banco ofereça um limite referente a 5% do valor da sua renda multiplicado por 25, 26 ou 27 vezes. O valor mínimo a ser pago da fatura também é de 5%, e deve ser descontado em uma data pré-acordada. 

Ou seja, se você recebeu um cartão de crédito consignado com o limite de R$ 2.000, o valor mínimo que será abatido direto na folha de pagamento é de R$ 100. 

Diferente do cartão de crédito convencional, o consignado não exige que o solicitante seja correntista do banco ou da instituição financeira que concederá o crédito. Também é importante ressaltar que os limites de crédito concedidos costumam ser maiores e seu nome não passará por nenhum tipo de análise cadastral. 

Além disso, as taxas de juros e prazos de pagamentos praticados também são diferentes das praticadas no cartão de crédito convencional. Nesse caso, a garantia de pagamento resulta em juros menores, uma vez que a instituição financeira desconta o pagamento mínimo da fatura diretamente da sua conta. 

Os prazos de pagamento também costumam ser maiores, uma vez que os cartões de crédito convencionais permitem até 35 dias para o pagamento. Já no crédito consignado, o prazo pode chegar a 50 dias. 

Por fim, essa modalidade de crédito pode ser utilizada tanto para saque quanto para parcelamento e compras de produtos ou serviços. 

Quais são os pré-requisitos para solicitar um cartão de crédito consignado? 

O cartão de crédito consignado está disponível para aposentados, servidores públicos, pensionistas, trabalhadores de empresas privadas e militares das Forças Armadas. Se você se encaixa em algum desses grupos, basta possuir limite na margem consignável. 

Quais as vantagens de um cartão de crédito consignado?

A principal vantagem do cartão de crédito consignado é a margem consignável. No geral, aposentados, servidores públicos e pensionistas podem comprometer até 35% da sua renda líquida solicitando empréstimos. 

Deste valor, apenas 5% é destinado às despesas do cartão de crédito consignado. Além disso, esse tipo de cartão possui uma série de vantagens. Confira a seguir as principais: 

  • diferente do crédito convencional, o consignado não possui taxa de anuidade; 
  • não existe a cobrança da taxa de manutenção;
  • para solicitar o cartão, não é necessário que o seu nome passe pela consulta ao SPC/Serasa; 
  • fatura detalhada com a descrição completa de todos os locais onde você realizou compras;
  • caso você não consiga pagar o valor total da fatura, apenas 5% do limite é descontado da sua folha de pagamento; 
  • até 72 meses para quitar a dívida (o prazo pode variar de acordo com a instituição financeira);
  • juros menores quando comparados ao crédito convencional (apenas 3% ao mês);
  • aceito na maioria dos estabelecimentos comerciais; 
  • diversas bandeiras possuem programas de milhas e pontuações baseados em suas compras.

Além disso tudo, o limite para saques também é maior quando comparado ao crédito tradicional. Em muitos casos, o cartão de crédito consignado permite saques de até 90% do limite. 

Normalmente, o valor de saque é calculado em função do múltiplo da renda disponível. No entanto, esse cálculo pode variar de acordo com as políticas de crédito de cada instituição.

Mas lembre-se: além das vantagens presentes na maioria dos cartões de crédito consignados disponíveis no mercado, também é muito importante checar quais são os benefícios inclusos.

Vale a pena fazer um cartão de crédito consignado?

O crédito consignado é indicado para qualquer situação em que seria utilizado outro tipo de crédito (cartão de crédito, empréstimos, etc). Basta fazer algumas contas para perceber as vantagens nas taxas e benefícios dessa modalidade. 

Além disso, o cartão de crédito consignado é ideal para reduzir as chances de endividamento, já que o valor mínimo é cobrado diretamente na folha de pagamento. 

Assim como qualquer tipo de crédito ou financiamento, porém, é fundamental utilizá-lo com sabedoria, evitando dívidas maiores que o seu orçamento. Por isso, se bem utilizado, o cartão de crédito consignado é a alternativa ideal para quem precisa de crédito.

Solicite agora mesmo o seu Viper Cred Card 

Se você é aposentado, pensionista ou servidor público, a Viper Soluções possui o cartão de crédito consignado perfeito para você! 

Por meio de 4 passos simples e rápidos, você pode obter um cartão de crédito consignado diretamente na sua casa. Veja como:

  • primeiro, você preenche o formulário em nosso site;
  • seus dados são enviados para o correspondente bancário mais próximo de você (trabalhamos com mais de 3.000 correspondentes no Brasil);
  • o correspondente entra em contato para informar todos os valores referentes à contratação, coletar documento e a sua assinatura; 
  • por fim, é só esperar o procedimento ser computado para receber seu crédito. 

Então não perca tempo, solicite o seu Viper Cred Card agora mesmo e passe a utilizar a melhor alternativa de crédito do mercado! 

Comente e Compartilhe