Entenda como funciona taxa de empréstimo consignado

como funciona taxa de empréstimo consignado

Quer entender como funciona a taxa de empréstimo consignado de modo simples e fácil? Sim, é possível compreender essa modalidade de crédito sem precisar abordar cálculos complexos como se fosse uma aula de matemática.

Neste post, você vai ter acesso à lógica aplicada no cálculo da taxa de empréstimo consignado e, se necessário, saberá como solicitar uma simulação gratuita, precisa e personalizada. Confira agora mesmo!

O que é o empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é uma modalidade de concessão de crédito na qual o pagamento fica consignado, ou seja, tem sua responsabilidade transferida para uma instituição sólida, capaz de oferecer uma maior garantia de quitação. Essas instituições são:

  • as forças armadas — exército, marinha e aeronáutica;
  • o governo — federal, estadual e municipal;
  • o INSS — no caso de aposentados e pensionistas;
  • e até empresas privadas — desde que conveniadas a alguma instituição financeira que ofereça o empréstimo consignado.

Quais as vantagens dessa modalidade de crédito?

Em razão dessa maior garantia, não é necessário oferecer um fiador, alienar um bem ou comprar um seguro. Além disso, os juros são mais baixos, os prazos de pagamento mais longos e o limite de crédito mais alto.

Outro ponto importante é que o contrato precisa ser aprovado pela instituição consignatária. Sendo assim, o tomador de empréstimo tem a garantia de que tudo foi feito de acordo com as normas legais. No caso de um aposentado ou pensionista, por exemplo, é até possível acompanhar os pagamentos por meio de um extrato, disponível no Meu INSS.

Como funciona a taxa de empréstimo consignado?

Depois de determinado o limite de cada parcela com base no cálculo de margem consignável (MC), são aplicados o juros mensais conforme o plano escolhido. A MC obedece às normas específicas, as quais estabelecem que a parcela não pode ser superior a 30% dos seus rendimentos.

O limite legal para cobrança de taxa de juros no empréstimo consignado também é determinado por lei. No caso de beneficiários do INSS, corresponde a até 2,08% ao mês, já para servidores públicos é de 2,05% ao mês.

No entanto, a taxa varia de instituição para instituição. No caso da ViperCred, ela pode iniciar com até 1,5% ao mês e você pode simular uma proposta para conferir a condição exata aplicada ao seu caso.

O mais importante é que você saiba que não são admitidas cobranças de taxas de cadastro. Por isso, nenhum valor pode ser cobrado para fazer esse cálculo ou para que as informações sejam fornecidas a você.

Custo Efetivo Total (CET)

Entre os dados a que você tem direito, está o Custo Efetivo Total (CET). Além das informações básicas sobre a taxa de juros, o valor das parcelas e o limite de crédito disponível, a instituição que oferece o empréstimo consignado é obrigada a informar todos os custos envolvidos na contratação, como taxas adicionais e os impostos devidos. Todos esses cálculos estão embutidos no CET.

Essas foram as informações sobre como funciona a taxa de empréstimo consignado. Para os aposentados, trata-se de uma modalidade de crédito vantajosa, já que os juros são baixos e as parcelas são descontadas do benefício, garantindo um maior controle financeiro.

Gostou do post? Agora, baixe gratuitamente o nosso ebook com todas as informações sobre o empréstimo consignado e como você pode consegui-lo!

Comente e Compartilhe