5 dicas para todo corretor de seguro vender bem pelo WhatsApp

como vender pelo whatsapp

Dificilmente você encontrará uma pessoa que não fica horas do seu dia conectada em aplicativos de mensagem. Aliás, esses mesmos apps tornaram-se ferramentas de negócio, sendo adotados por várias empresas. Na hora de maximizar a carteira de clientes e diversificar na prospecção, saber como vender pelo WhatsApp pode fazer toda a diferença nos resultados de uma corretora.

O WhatsApp é um dos aplicativos mais populares do mundo, reunindo bilhões de usuários. Considerando que tantas pessoas estão por lá, certamente clientes potenciais também marcam presença, e incluir o app na sua estratégia de vendas pode render bons frutos.

Neste artigo, vamos compartilhar 5 dicas básicas para que um corretor de seguro faça boas vendas usando esse famoso aplicativo e consiga tirar o máximo de proveito da ferramenta. Confira agora mesmo!

1. Adote o perfil business

O WhatsApp é considerado um canal pessoal, que indivíduos usam para conversar com seus amigos e sua família. Logo, é importante saber como utilizá-lo da forma correta para prospecção, uma vez que isso pode ser visto como uma ação invasiva ou incômoda pelo cliente.

Todo cuidado é pouco para não prejudicar sua imagem. Além disso, dependendo da situação, se o profissional utilizar o aplicativo para conversões, ele pode ser punido ou, até mesmo, banido do app por conta de suas atitudes.

Sendo assim, é fundamental adotar o WhatsApp Business, uma versão corporativa que foi lançada pelo aplicativo. Ela é gratuita, e a vantagem é que conta com funcionalidades extras para facilitar a rotina das empresas. Algumas delas são:

  • possibilidade de configurar respostas rápidas;
  • análise de relatórios de performance e métricas sobre as conversas;
  • criação de mensagens personalizadas;
  • etiquetas que podem ser usadas para classificar contatos.

Vale reforçar que o WhatsApp Business permite a um empreendimento ou profissional cadastrar um número fixo como seu contato, e ainda existe um espaço dedicado para listar informações sobre o perfil da empresa. Definitivamente, é uma excelente forma de começar a usar o app para vender, uma vez que, assim, o corretor transmite muito mais credibilidade.

2. Crie listas de transmissão

Grupos de WhatsApp são comumente usados para reunir amigos e pessoas com um interesse em comum. No entanto, tenha em mente que muita gente não gosta deles e acha o alto volume de troca de mensagens um tanto desagradável. Leve isso em conta quando estiver pensando em atingir vários leads simultaneamente ao juntá-los em um mesmo grupo para enviar mensagens.

Uma abordagem bem mais profissional é criar listas de transmissão, que viabilizam o agrupamento de pessoas com interesses ou perfis semelhantes — para as quais você planeja enviar os mesmos conteúdos e encaminhar mensagens personalizadas.

Apesar de se tratar de um envio disparado — o que torna tudo mais prático e rápido para o corretor —, cada usuário recebe o conteúdo individualmente. Isso colabora para que você melhore o relacionamento com o cliente, estreitando laços.

3. Levante contatos telefônicos

Se você ainda está se perguntando como vender pelo WhatsApp, saiba que é preciso ter um bom número de contatos para potencializar o fluxo da divulgação. Todavia, cabe ressaltar que para fazer o uso correto desse recurso, o cliente deve autorizar o envio de mensagens pelo app. Você pode fazer isso, sem gerar inconvenientes, de duas formas:

  • solicitando do cliente: é possível criar um formulário de cadastro, landing page ou outra ferramenta e solicitar que um lead deixe seu telefone, pedindo sua autorização para manter contato via aplicativo;
  • divulgando seu número: outro caminho é disponibilizar seu contato no seu blog, redes sociais ou anúncios, estimulando que o usuário tome a decisão de adicionar você no app.

Tenha em mente que as pessoas precisam identificar seu número no WhatsApp para que elas possam ler suas mensagens, acessar seu conteúdo e fazer parte das suas listas de transmissão. Por isso, é fundamental escolher a melhor forma de coletar o número dos seus clientes, inclusive para evitar bloqueios e insatisfação.

4. Organize sua lista de contatos

Agora que você tem uma lista de contatos, um ótimo truque de como vender pelo WhatsApp com eficiência está em saber como categorizar clientes de forma estratégica. Cada grupo de pessoas tem interesses, demandas, características e preferências diferentes. Em uma mesma lista você pode ter:

  • pessoas interessadas apenas em seguros de automóveis;
  • leads com quem você fez o primeiro contato, mas ainda estão no início da negociação;
  • contatos que preferem produtos ligados a seguro de vida e residência;
  • clientes que estão prestes a renovar seus contratos.

Cada segmento tem suas particularidades, assim, é natural que os indivíduos queiram receber mensagens e ofertas sobre assuntos diferentes. Ao segmentar sua lista no WhatsApp, você garante o envio de conteúdo de qualidade e relevante para quem está interessado nele, aumentando as chances de conquistar e satisfazer seus clientes.

5. Use o WhatsApp para trabalhar o relacionamento com o cliente

Por se tratar de um canal para mensagens instantâneas, o WhatsApp é um bom meio de comunicação para oferecer suporte ao cliente e melhorar o relacionamento. Quando seus contatos precisarem de sua ajuda, eles não terão que enfrentar um processo burocrático e mais demorado, como ligar para um telemarketing ou enviar um e-mail. Pelo contrário, poderão simplesmente falar com você por mensagem de voz ou texto para resolver problemas e tirar dúvidas. Assim, a interação torna-se mais próxima e dinâmica.

Utilizar o aplicativo também facilita a troca de documentos, como o envio de orçamentos, notas fiscais e contratos, de forma rápida e descomplicada. Com a correria do dia a dia, muitos clientes apreciarão consultar um arquivo importante com maior conveniência, direto em seu smartphone.

Um dos aplicativos de mensagens mais usados no Brasil e no mundo pode ser uma grande ferramenta para turbinar o crescimento do seu negócio, se você souber empregá-lo de forma estratégica e criteriosa. Portanto, coloque em prática nossas dicas de como vender pelo WhatsApp para melhorar sua divulgação, o relacionamento com o cliente e, consequentemente, elevar seu faturamento.

Gostou do post? Quer investir em uma ferramenta para aprimorar a comunicação com seus clientes e enviar seu conteúdo de forma automática e rápida? Acesse nosso site e conheça a Viper MKT e seus diferencias. Sem dúvida, essa solução fará toda a diferença em seu negócio!

Comente e Compartilhe