Como voltar ao mercado de trabalho após os 40 anos?

como voltar ao mercado de trabalho

Conseguir um emprego e procurar novas maneiras de voltar ao mercado de trabalho após os 40 anos de idade parece, para muitos, uma missão perto do impossível. Se, quando jovem, falta experiência para conseguir uma colocação, os trabalhadores mais experientes vêm por sua vez o desafio da disputa com os mais jovens, que chegam ao mercado cada vez mais preparados.

O que pode parecer motivo de desespero e preocupação pode ser transformado também em oportunidade e pontos positivos quando trabalhados a seu favor. Neste artigo, vamos abordar algumas soluções para retornar ao mercado com mais facilidade e encontrar a recolocação ideal para você. Confira!

As principais dificuldades para voltar ao mercado

Entre as principais dificuldades que pessoas de mais idade ou mesmo aposentados enfrentam para voltar ao mercado de trabalho, podemos destacar:

  • competidores mais jovens;
  • falta de atualização profissional;
  • afastamento muito longo do mercado;
  • altas taxas de desemprego em determinados períodos da economia.

Em cenários de economia reprimida ou com baixo crescimento, os mais velhos tendem a sofrer mais no quesito emprego. Dados do Cadastro Geral de Empregos de 2018 apontam que a geração de empregos teve saldos negativos para pessoas de mais idade e, quanto mais velho, maior tende a ser esse saldo.

No entanto, é possível minimizar algumas dessas dificuldades e encontrar a recolocação com mais facilidade. Vamos a algumas dicas.

Dicas para voltar ao mercado de trabalho

Os principais pontos para isso serão usar a maturidade e a experiência ao seu favor, além de desenvolver novas aptidões e aumentar a rede de relacionamentos profissionais. Nesse sentido, algumas atitudes farão a diferença, como, por exemplo:

Reveja sua trajetória profissional

Entender seus pontos fortes e fracos, os aprendizados ao longo dos anos e no que você se tornou bom é um ponto-chave para olhar para dentro e aprimorar as suas habilidades.

Amplie sua rede de relacionamentos

Além de retomar antigos contatos profissionais, como ex-empregadores, ex-líderes e colegas em busca de oportunidades, vise também ampliar sua rede de contatos. Isso pode ser feito com a realização de cursos, participação em eventos e usando a internet a seu favor. O LinkedIn é uma poderosa ferramenta para visibilidade profissional.

Aprenda algo novo e atualize seu currículo

Conhecimento nunca é demais, não é mesmo? Por isso, procure desenvolver uma nova habilidade ou especialização e entenda as mudanças do mercado. Também é valioso passar um tempo e aprender algo com os mais jovens sobre as recentes atualizações.

Tenha foco e crie estratégias

É importante também olhar para fora e entender por onde você quer ir. O que mais interessa a você nesse momento? Trace um plano e veja as possibilidades de seguir esse caminho com foco, encaixando-o no seu planejamento financeiro. Uma orientação com consultores de carreiras também pode ser algo valioso para criar essas estratégias.

Saiba “se vender” na entrevista de emprego

Entrevistas de emprego são fundamentais para se destacar perante os concorrentes por uma vaga. Aqui, vale usar a experiência a seu favor. Além disso, chegue preparado: ensaie as entrevistas, conecte-se com pessoas da área de recursos humanos e se atualize-se sobre o que mudou nos processos seletivos.

Trabalhos temporários podem ser porta de entrada

Nesse momento, também não será tão sábio recusar oportunidades. Tenha em mente que trabalhos temporários ou com remuneração menor podem ser boas portas de entradas para um crescimento futuro.

A diversidade está ao seu favor

Felizmente, mais e mais empresas estão compreendendo o valor da diversidade no ambiente de trabalho para a produtividade. O investimento em diversidade tem várias vertentes: maior número de oportunidades e menos discriminação para negros, mulheres, gays, pessoas mais velhas etc.

Portanto, além de se renovar profissionalmente, novas chances se abrem para voltar ao mercado de trabalho com menos dificuldade. Tenha consciência do que você pode oferecer ao mercado nessa etapa da vida e desenvolva-se nesse sentido.

E então, gostou desse artigo? Que tal assinar a nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades?

Comente e Compartilhe