Dia do cliente: uma data para estreitar relacionamentos!

O Dia do Cliente se aproxima rapidamente e é, com certeza, uma das datas de grande importância a empresários que vendem produtos ou ainda oferecem serviços. Portanto, entendemos a necessidade e o impacto que um bom relacionamento digital com o cliente tem para a empresa e seus resultados, especialmente em tempos de distanciamento social, no qual grande enfoque deve ser dado ao relacionamento online.

Neste sentido, o Dia do Cliente ganha maior relevância no setor comercial. Uma vez que grande parte da comunicação ocorre majoritariamente por meio digital, consideramos que este seria um assunto relevante a ser discutido – e é por isso que melhor exploraremos este tema nesse artigo.

A princípio, para saber mais sobre a data, sua importância, origem, relevância e dicas para impulsionar a sua empresa durante a semana do Dia do Cliente, continue lendo!

Quando é o dia do Cliente?

O Dia do Cliente é celebrado no dia 15 de setembro. Neste ano de 2020, a data será comemorada em um domingo, o que pode significativamente positivo para um planejamento de anúncios durante a semana e uma consequente maior conversão de vendas ao fim dela.

Qual é a origem do Dia do Cliente?

O Dia do Cliente originou-se no ano de 2003, assim que estabelecido no dia 15 de setembro. O Dia do Cliente foi idealizado por João Carlos Rego, um gaúcho especialista em marketing e recursos humanos, certamente a ideia foi estreitar um relacionamento entre clientes e comércio.

Logo após, a criação nacional, o idealizador buscou criar uma data de celebração ao cliente de forma a agradecê-lo por fidelidade e promover ofertas, promoções e ações especiais. No momento em que setembro foi considerado um mês com menor volume de vendas no varejo físico, o mês foi escolhido. Uma vez aplicada ao varejo físico, o mesmo vale para o comércio eletrônico (especialmente neste momento de pandemia).

João Carlos Rego ainda mencionou que o Dia do Cliente “atinge a todos, sem exceção, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, pois todos nós somos clientes de alguém e todos nós dependemos de clientes para sobreviver”.

O site do Dia do Cliente traz também a seguinte informação acerca desta celebração:

O DIA DO CLIENTE está concebido para ser um dia de homenagens e de agradecimentos. Um dia para mostrarmos a nossos Clientes o quanto eles são importantes para nós. Um dia para brindes, promoções, campanhas publicitárias, campanhas de venda, decorações especiais, anúncios e eventos e tudo mais que puder ser feito para reverenciar a figura do Cliente.

A intenção é a de transformar O DIA DO CLIENTE numa data forte e expressiva no calendário comercial, ensejando novas oportunidades de negócios.”

Já que, o Dia do Cliente foi aprovado em 14 estados brasileiros e 167 municípios e é amplamente comemorado pelo setor comercial. Para saber como, siga lendo!

Como aproveitar o Dia do Cliente?

Para aproveitar o Dia do Cliente e melhorar suas vendas, inegavelmente, há uma série de estratégias que podem ser aplicadas!

Promoções

Uma das formas de atrair clientes é por meio de promoções. Os descontos podem, usualmente, ser concedidos durante a semana do Dia do Cliente como forma de atração e fidelização do consumidor. Esta é uma das formas de promover sua marca e torná-la mais conhecida.

Crie campanhas direcionadas

Assim como a Black Friday, o Dia do Cliente é uma data esperada justamente pelos descontos que geralmente ocorrem. Por isso, é importante que ocorram campanhas com conteúdos direcionados ao seu público, de forma a cativá-lo e oferecer produtos e serviços que possam ser interessantes a ele.

Contate seus clientes

No Dia do Cliente, entre em contato com eles! Em outras palavras, pode ser por meio de WhatsApp, redes sociais ou ainda e-mails. Certamente é uma boa ideia criar e-mails personalizados e com informações, dicas, promoções ou maneiras de promover a empresa e fidelizar seu cliente.

Contudo, outra forma é através do envio de SMS em massa, seja ela com felicitações ou cupons de desconto, é sempre importante comunicar-se com seu cliente!

Esteja sempre preparado para realizar um bom atendimento

Visto que, um atendimento de excelência é essencial para fidelizar seu cliente – isso é fato! As campanhas publicitárias e anúncios em mídias sociais não terão eficiência se o atendimento e suporte ao cliente não forem de excelência. Isto é, inclusive, uma das estratégias tomadas como representantes de fintechs recentemente criadas – e sabemos que a magnitude foi enorme, de forma que um grande número de clientes foi atraído (e retido) justamente pela facillidade de suporte técnico! Este é um dos casos de sucesso que devemos levar em consideração quando falamos sobre fornecer um bom atendimento.

Busque a satisfação de seu cliente

            Nada melhor que clientes satisfeitos. Por meio de um bons atendimentos e produtos/serviços, a experiência de compra é infinitamente melhor. Com boas experiências, estas podem ser divulgadas em redes sociais e gerar maior procura pelo seu serviço. Por isso, busque sempre manter seus clientes satisfeitos!

Fidelização

Valorize seus clientes fiéis, pois eles merecem ter reconhecimento! Isso pode ser feito por envio de mensagens personalizadas, presentes, e-mail ou ainda um desconto maior e ofertas especiais! Para isso, mantenha sua base de dados sempre atualizada!

Conheça melhor o seu cliente

Como mencionamos anteriormente, é importante ter sua base de dados sempre atualizados. Ter uma base de dados atualizada significa promover campanhas e anúncios mais assertivos, traçando um plano de ação mais estratégico.

Fique em contato com seus clientes

Quer estar em contato e garantir que clientes recebam sua mensagem? Este é um dos pontos no qual a Viper MKT  atua, como uma forma de reduzir tempo para comunicação sua com seus clientes de modo rápido, eficiente e dinâmico – tudo por meio de mensagens SMS e Whatsapp com entrega garantida e valor baixíssimo (apenas R$0,04).

Com todos estes benefícios é possível promover campanhas ou enviar uma mensagem no Dia do Cliente.

Para saber mais como tudo isso funciona, acesse nosso website e faça um teste grátis! Quer saber mais como nossos serviços podem te ajudar a profissionalizar sua empresa? Converse conosco por WhatsApp!

Gostou da informação? Não esqueça de compartilhar com amigos, colegas e pessoas que estão buscando um melhor alcance neste Dia do Cliente!

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