Descubra se é possível fazer empréstimo consignado para negativado

emprestimo para negativado

O fornecimento de empréstimo para negativado é uma dúvida comum entre muitos brasileiros. Durante muito tempo essa possibilidade não existia, impossibilitando quem se encontra nessa situação de contrair crédito.

Em muitos casos, isso dificulta a solução das pendências financeiras e gera incômodos diversos, como a recusa de compras e cobranças insistentes. Nesta postagem, vamos esclarecer se e como o empréstimo consignado pode resolver o seu problema. Confira!

O que é empréstimo consignado?

Para começar, saiba que o empréstimo consignado é uma modalidade de crédito concedida com base em um salário, uma aposentadoria ou uma pensão. Ao assinar o contrato, o solicitante autoriza o desconto mensal do valor das parcelas devidas no seu salário.

Diferentemente de um empréstimo pessoal, nesse caso o valor será pago pelo INSS — ou por uma empresa conveniada ou órgão público —, proporcionando para a instituição que fornece o crédito uma garantia mais sólida de recebimento e, por isso, mais chances de autorizar o crédito.

Quais as vantagens de fazer empréstimo consignado?

Para que você entenda melhor o funcionamento dessa modalidade de crédito, vamos abordar alguns detalhes importantes com base nas vantagens que o empréstimo consignado oferece, começando pela quitação de outras dívidas.

Quitar dívidas mais caras

Como o empréstimo consignado pode ser liberado nas situações em questão, ele é muito usado para pagar as dividas que geraram a negativação, o que pode levar à pergunta: não seria mais fácil negociar com a instituição com a qual existe a dívida?

Acontece que o processo de liberação do crédito consignado é muito simples, o que nem sempre ocorre no caso de uma renegociação. Além disso, os juros do crédito consignado costumam ser mais baratos. 

Livre uso do dinheiro

Além disso, nem sempre o contratante deseja usar o crédito para limpar o seu nome. Em muitos casos, ele pode ser necessário para alguma emergência, por exemplo. Como o empréstimo consignado não obriga o uso para um determinado fim, como ocorre com os financiamentos de veículos, o valor pode ser usado como o contratante desejar.

No futuro, ele poderá solicitar outro consignado, se houver limite disponível, ou negociar direto com o credor de sua dívida.

Limite e prazos maiores

Outro fator é que o valor máximo do empréstimo também costuma ser maior. O calculo é feito com base no valor da parcela, que não pode ser superior a 30% do valor da renda do solicitante. Como os prazos de pagamento também são mais extensos — quase o dobro de tempo —, o limite de crédito também é.

Obviamente isso não obriga o solicitante a contratar compromissos longos. Se o valor desejado não gerar parcelas superiores a 30% do seu recebimento, ele poderá fazer a opção de prazos mais curtos.

O importante é fazer uma escolha confortável, que não comprometa o orçamento mensal e não gere problemas futuros, especialmente se o objetivo for o de quitar dividas.

Apesar de o empréstimo para negativado ser uma ótima opção, precisamos terminar este texto com a informação de que não existe obrigação de conceder o crédito. Conforme o caso e segundo os critérios da instituição, ele pode ser negado, pois não há uma lei ou outra imposição contrária à recusa. Além disso, existem outras regras que você precisa conhecer para fazer uma escolha boa e segura.

Mas não se preocupe, nós também elaboramos um texto para ajudar você com isso. Acesse e entenda tudo o que você necessita saber sobre empréstimo consignado.

Comente e Compartilhe