Manutenção de sites: qual a importância para um pleno funcionamento?

Manutenção de sites: qual a importância para um pleno funcionamento?

Muitos empresários, durante suas jornadas de empreendedorismo encontram a necessidade de aumentar o alcance de seus serviços ou produtos. Seja uma loja, um consultório, empresa das mais diversas ou marca pessoal, entendemos que hoje, é, mais que nunca, vital ter ter uma exposição ao mercado, de forma a expandir alcance e, possivelmente, consumo.

Para isso, é necessário a criação de um website – que será o espaço da empresa no meio digital – que supra as necessidades da empresa: comércio eletrônico (e-commerce), dados de contato, informações, pedidos de orçamento, entre outros.

Mais que apenas fazer a criação de um site, é de extrema importância realizar a manutenção do site. Afinal, assim como “os olhos são a janela da alma”, as redes sociais, e um website, são o reflexo de sua empresa.

Para aprender mais sobre a necessidade de manter o site sempre atualizado, continue lendo este artigo!

Segurança

Não são poucos os casos de empresas que sofrem ataques de hackers e, de uma forma ou outra têm seus sites prejudicados ou pior – têm os dados pessoais de seus clientes expostos.

Considerando este tipo de situação, é importante ter sites e plataformas sempre atualizados por meio de manutenção preventiva, de forma que bugs sejam corrigidos com sistema de segurança sempre atualizados.

Experiência do usuário

Experiência do usuário (ou User Experience / UX) por definição, é o conjunto de elementos e fatores relativos à interação do usuário com um determinado produto, sistema ou serviço cujo resultado gera uma percepção positiva ou negativa.

Para isso, vamos exemplificar um checklist de alguns pontos de consideração, tanto para a criação de um website como para sua manutenção:

  • O site é esteticamente agradável e condizente com a sua marca e seu cliente? As cores selecionadas são harmoniosas? As fotos sãos suficientes para expor sua marca ou produto e de boa qualidade?
  • É fácil navegar no site? As abas do site são intuitivas e eficientes para o usuário achar algo que procura?
  • As informações mais importantes são mostradas com maior destaque? Exemplo: promoções, produto de maior importância da marca, serviço-chave.
  • A plataforma é responsiva, ou seja, amigável tanto para computadores como para celulares?
  • Se aplicável, o usuário consegue fazer uma compra pelo site de forma fácil e rápida?
  • O site possui informações e conteúdos condizentes com o produto ou serviço oferecido pela empresa? Quando falamos de conteúdo nos referimos a, geralmente, artigos que contenham informações valiosas ao seu cliente – seja sobre contextualização, apresentação de problemas e necessidades, ou apresentação de soluções ou curiosidades.

Relacionamento com o cliente e captação de novos clientes

É fato que, atualmente, uma boa presença online faz toda a diferença para a divulgação de um produto e interfere diretamente no processo de compra. A jornada da descoberta até a compra de um produto (especialmente serviços ou ainda produtos de maior valor monetário) requer informações e experiências anteriores.

E nada como ter um público engajado! Fidelizar clientes que estejam satisfeitos com a marca e com o atendimento é uma das estratégias utilizadas para captação de novos possíveis clientes. Para isso, o website deve sempre estar atualizado com informações detalhadas sobre serviços e produtos, de forma a sempre atender este público.

Vale lembrar que os conteúdos devem sempre ser atualizados e em consonância com novas tendências e necessidades dos consumidores, afinal, estamos sempre procurando novidades!

Seja encontrado na internet

Um dos algoritmos de mecanismos de busca como o Google está relacionado com a utilidade dos conteúdos presentes em seu website. De acordo com os critérios do Google é possível que seu site fique posicionado em páginas iniciais ou finais e em primeiros ou últimos resultados na página. Queremos, é claro, que a empresa de determinado segmento seja encontrada pelo cliente de forma mais rápida possível e sendo, assim devemos ter conteúdos relevantes.

Uma coisa que poucos sabem é que os critérios de posicionamento podem ser alterados e por isso, é fundamental que estejamos sempre alinhados às atualizações.

Para isso, ter uma boa manutenção do website em questão de postagens, palavras-chaves, números de palavras nos artigos e boas práticas em SEO (Search Engine Optimization) pode resultar em mais pessoas fazendo visitas ao site (o chamado tráfego), aumentando as chances de interesse e, posteriormente, havendo a conversão em vendas.

Competitividade e credibilidade

Um website desatualizado pode custar caro. O endereço da loja, por exemplo, pode estar desatualizado e seu cliente pode simplesmente não achá-la.

Um formulário que não envia a dúvida de um cliente implica na impossibilidade de contato. Da mesma forma, o catálogo de produtos pode estar desatualizado e seu cliente pode ficar insatisfeito com um item que deveria existir ou simplesmente não saber que um novo item existe. Uma loja de e-commerce pode ter preços desatualizados, problemas com estoque ou ainda problemas com novos pedidos. As consequências são as mais diversas e implicam diretamente na credibilidade da empresa.

Uma vez que há credibilidade baixa, há maiores probabilidades de vendas sofrerem um decréscimo e gerar uma desvantagem competitiva –  e sabemos que isso pode ser muito grave.

Sendo assim, reforçamos a importância da manutenção do websites com conteúdos e informações, de forma a transparecer uma imagem de atualização e credibilidade e, assim, gerando maior vantagem competitiva em relação às empresas do mesmo setor de atuação.

Como fazer uma manutenção de sites a garantir um pleno funcionamento?

A manutenção de um site requer esforços multidisciplinares para uma boa eficácia – com atualizações de conteúdos, estruturação de layout e identidade visual do site, entre outros.

Para isso, empresas de maior porte possuem um departamento de marketing ou relacionamento com cliente que possuem essa função. Para empresas menores tende a ser mais mais viável terceirizar este serviço, como a nossa solução Viper Sites. Com a Viper Sites você pode ter um website para sua necessidade, atrelado a ferramentas de marketing, com design moderno e layout responsivo – e melhor, sem necessidade de programação e garantia de manutenção mensal.

Contamos com diferentes planos e bônus para sua empresa decolar no mundo digital e realizar a conversão de clientes a você. Quer conhecer mais? Confira nosso website e tire suas dúvidas conosco por WhatsApp!

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