Por que investir no marketing digital para corretores

marketing digital para corretores

O cenário para o mercado de seguros é bastante promissor. De acordo com o Sincor-SP, a expectativa de crescimento chega a 8,4% para 2019, com destaque é para o seguro de vida. Além disso, a última pesquisa da FenSeg prevê um aquecimento de 13,7% para seguros de automóveis.

No entanto, com esse mar de oportunidades, a concorrência também tende a aumentar. Por isso, talvez a solução ideal para você seja investir no marketing digital para corretores, que utiliza práticas para destacar seus produtos entre os concorrentes e conquistar mais segurados.

Se ainda parece confuso, não se preocupe. Neste post, explicaremos como funciona essa estratégia e por que ela é a melhor solução para prospectar segurados. Além disso, ao final elencamos um passo a passo para implantar tudo isso. Boa leitura!

O que é marketing digital?

Talvez você já saiba que o marketing é uma estratégia para atrair consumidores e criar o relacionamento necessário para prepará-los até o momento da compra. Mas o que talvez você não saiba é que o marketing digital tem o mesmo objetivo. Isso significa que, após a internet, a essência do marketing não mudou, apenas precisou ser readaptada para prospectar clientes da era digital.

Em outras palavras, o marketing digital estabelece estratégias que alcançam consumidores cada vez mais conectados, se adaptando ao novo comportamento das pessoas após a chegada da internet. Se antes os corretores distribuíam panfletos para divulgar seus produtos, hoje essas pessoas recebem os mesmos anúncios durante uma pesquisa no Google ou enquanto navegam no Facebook, por exemplo.

Qual a importância do marketing digital para corretores?

De acordo com uma pesquisa feita pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, os brasileiros passam mais de 9 horas por dia na internet. Agora, imagine o quanto seria necessário investir em material publicitário para distribuir anúncios por esse período. Essa é a grande vantagem do marketing digital, pois, além de alcançar um público maior você também consegue promover-se para aqueles que querem contratar seus seguros.

Além do mais, investir em estratégias digitais permite estar mais próximo do consumidor. Por exemplo, segundo o estudo CX Trends 2019, 53% das pessoas expressam suas experiências de atendimento nas redes sociais e 31% tomam decisões com base na publicação de amigos e conhecidos. Isso significa que a presença digital também pode ser vista como uma vantagem competitiva diante de outros corretores.

Como conquistar segurados com marketing digital?

Agora que você já sabe a importância do marketing digital para corretores de seguros, deve estar se perguntando como praticá-lo, certo? A boa notícia é que listamos 6 passos para você sair do zero e montar sua estratégia. Acompanhe!

1. Personifique seus segurados

A persona é um personagem fictício de como seria o segurado ideal. São dados que vão além do público-alvo para entender características como:

  • idade;
  • hábitos;
  • problemas;
  • desejos.

Para criar sua persona, você pode começar fazendo pesquisas na internet para entender o comportamento das pessoas que fazem a contratação de seguros. Comentários nas redes sociais de concorrentes e sites como Reclame Aqui são alguns exemplos.

2. Trace a jornada de compra

A jornada de compra é o pontapé para todas as estratégias do marketing digital. Afinal, é ela que estabelece o caminho que o cliente percorre até fechar a proposta. Quando você entende qual estágio o prospect está, consegue responder suas objeções para ganhar confiança até a venda

As fases da jornada são:

  1. aprendizado e descoberta;
  2. reconhecimento do problema;
  3. consideração da solução;
  4. decisão de compra.

3. Invista em um site

Além da divulgação, o site é um canal fundamental para agrupar informações sobre os seguros que você oferece. Pense nele como um ponto comercial em que o segurado conversa sobre as melhores soluções para a sua necessidade e faz a cotação de seguros. A partir de plataforma é possível, inclusive, pode patrocinar anúncios no Google Adwords.

Para criar um site, você pode contratar um Web Designer ou até mesmo investir em plataformas com templates prontos. Inclusive, alguns oferecem versões gratuitas que, apesar de simples, são ótimas para corretores iniciantes, como Wix, Webnode e WordPress.

4. Crie perfis nas redes sociais

Ainda que o objetivo das redes sociais não seja para venda, elas são canais fortes no marketing digital para corretores, possibilitando que você crie autoridade e gere um relacionamento, quesitos fundamentais para o cliente chegar ao momento de compra. 

No entanto, é preciso investir nas redes certas, onde a sua persona é atuante e você possa encontrar pessoas realmente interessadas nos seguros que você oferece. Além disso, não basta inaugurar seu perfil e deixá-lo no esquecimento. É necessário atuar constantemente para nutrir o relacionamento.

5. Produza conteúdos relevantes

A criação de conteúdos pode impactar sua estratégia de marketing digital de diversas formas. Você consegue demonstrar que entende do assunto, ajuda o prospect a resolver seus problemas e ainda fica disponível para ser encontrado por canais de busca como Google e YouTube.

Prova disso é que geralmente quem deseja adquirir um seguro tem muitas dúvidas sobre o assunto, e você pode saná-las por meio dos conteúdos. Por exemplo, uma pessoa pode buscar por dicas para proteger o carro e outra sobre as melhores opções de seguro para a família. Tudo o que você tem que fazer é investir em produções variadas para respondê-las.

6. Gere leads qualificados

Depois de inaugurar seus canais de marketing digital para corretores, é hora de criar uma lista de leads — que talvez você conheça como a famosa carteira de clientes. A diferença é que os leads são contatos interessados no produto, mas que ainda não contrataram nenhum tipo de seguro.

Você pode gerar esses leads por formulários de contato ao oferecer uma recompensa quando se cadastrarem, como baixar um e-book ou responder perguntas em um quiz, por exemplo. Depois de criada sua lista, basta qualificar os leads dentro da jornada de compra e criar campanhas que os convençam a contratar o seu seguro.

Com o crescente uso das mídias, o marketing digital se tornou ainda mais necessário para os corretores de seguros, sendo preciso investir em ações que alcancem os potenciais segurados enquanto navegam na internet. Porém, avaliar os resultados das estratégias também é essencial; logo, não esqueça de identificar seu desempenho e ajustar os detalhes para converter clientes cada vez mais.

E já que estamos falando de desempenho, que tal começar investindo no seu potencial? Confira os cursos para corretores de seguros que você pode fazer!

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