O portal Meu INSS é seguro?

Meu INSS é seguro

Graças aos avanços da tecnologia, hoje é possível consultar vários dados na palma da mão e realizar procedimentos do dia a dia pela internet com rapidez e facilidade. Nesse cenário, aposentados e pensionistas também conseguem ter diversas informações e serviços sobre seus benefícios por meio de um recurso online. No entanto, muitas pessoas ficam na dúvida sobre como usá-lo e se perguntam se o portal Meu INSS é seguro. 

Neste post, você vai saber mais sobre como funciona esse site e como utilizá-lo da melhor forma, além de conhecer suas principais funcionalidades. Interessado? Continue a leitura! 

Como funciona o Meu INSS? 

O Meu INSS é um novo portal criado pelo governo para facilitar o acesso de diversos dados de um beneficiário, como contribuições recolhidas, auxílios recebidos, histórico, entre outros. Ademais, pelo sistema é possível acompanhar o andamento de requerimentos e demais processos solicitados junto à Previdência. 

Uma grande vantagem é que, além de simplificar a vida do contribuinte com o site, pode-se também fazer tudo isso por meio de um aplicativo no celular. Para acessar, o procedimento é bem descomplicado: basta preencher um cadastro com CPF, nome completo, nome da mãe, data de nascimento e naturalidade. O Meu INSS é seguro e é uma ferramenta extremamente benéfica para o usuário, já que garante que as pessoas tenham maior controle e clareza sobre seus dados e solicitações. 

Quais são suas principais funcionalidades?

Pelo portal ou pelo aplicativo, são muitos os serviços disponíveis no Meu INSS, que podem ser realizados de modo mais transparente, prático e, sobretudo, seguro. Dentre algumas de suas funcionalidades, destacamos:

  • consulta de extratos de empréstimos consignados e também os de imposto de renda
  • alteração e atualização de informações cadastrais; 
  • consulta ou solicitação de salário-maternidade, aposentadoria urbana, resultado de perícias médicas, revisão do benefício, declaração de consta/nada consta etc.;
  • simulação do tempo de contribuição;
  • transmissão da cópia da carta de concessão de benefício; 
  • emissão do extrato previdenciário CNIS (que representa o histórico do contribuinte no INSS); 
  • Entre muitas outras. 

Uma das funções do portal que realmente favorecem a rotina do beneficiário é poder realizar agendamentos e requerimentos diretamente pelo site ou app. Ou seja, em vez de ter que comparecer à agência presencialmente e lidar com a burocracia, o aposentado ou pensionista pode, com mais conveniência e agilidade, acessar os canais digitais e solicitar esses e outros procedimentos importantes.

Para tal, é preciso ter o número do benefício ou o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. Depois, o contribuinte pode inclusive escolher receber notificações pelo celular sobre suas solicitações. 

Os milhares de usuários do sistema da Previdência ganham muito com o lançamento desse portal online e de um aplicativo para poderem realizar as tarefas e obrigações relacionadas ao órgão. O Meu INSS é seguro, acessível e inteligente, permitindo que várias pessoas consigam realizar solicitações e consultas, além de acompanhar o andamento dos processos de forma clara e sem burocracia. 

Gostou deste conteúdo? Se sim, que tal continuar aprofundando seus conhecimentos sobre o tema? Aproveite o momento e confira agora nosso outro post falando mais sobre o portal Meu INSS!

Comente e Compartilhe