Meu INSS: entenda todas as suas funcionalidades

meu inss

O Meu INSS é uma central de serviços que permite fazer agendamentos e consultas de informações sobre sua situação em relação à Previdência Social. Por meio de vários dispositivos, como tablets, smartphones e computadores, é possível acessar o sistema de qualquer local com acesso à internet.

Para navegar livremente no aplicativo, é preciso se cadastrar e obter uma senha no próprio Meu INSS. As orientações aparecem logo na primeira tela, de forma bem clara. Contudo, existem detalhes que podem ser mais trabalhosos para entender. Por isso, neste texto vamos explicar tudo o que você precisa saber para ter uma boa experiência de uso com esse novo recurso. Confira!

Meu INSS e suas funcionalidades

Você já sabe que o Meu INSS é uma central de serviços e informações, mas é interessante ressaltar que ele também permite que qualquer segurado da Previdência Social acesse seu histórico, com informações diversas, e até mesmo realize a solicitação de serviços como agendamento de perícias, por exemplo.

O novo sistema substitui o antigo Dataprev, que oferecia algumas funções úteis, mas não com o mesmo objetivo. O Meu INSS é uma iniciativa de digitalização do atendimento, protegendo o usuário contra abusos e permitindo que ele obtenha diversos serviços previdenciários sem sair de casa. Dentre eles:

  • consultar se a aposentadoria pode ser concedida automaticamente;
  • solicitar salário-maternidade;
  • tirar um extrato previdenciário;
  • calcular prazos de aposentadoria;
  • agendar procedimentos presenciais;
  • fazer requerimentos;
  • tirar um extrato de empréstimo consignado;
  • tirar extrato para imposto de renda;
  • efetuar declaração de contribuinte individual;
  • pesquisar uma agência;
  • alterar dados de contato;
  • baixar carta de concessão de benefício;
  • verificar status de requerimentos.

Como funciona o Meu INSS?

Para facilitar o entendimento sobre o sistema, trazemos em detalhes algumas das funções que listamos. Confira.

Agendamentos e requerimentos

Além de poder fazer agendamentos de perícias e outras atividades presenciais, o Meu INSS permite que você acompanhe o resultado dos requerimentos pendentes.

Concessões automáticas

Muitas das solicitações podem ser concedidas automaticamente, como é o caso do salário-maternidade. Mas se houver algum detalhe que deva ser verificado, será preciso aguardar. Nesses casos, o sistema permite acompanhar o status do requerimento.

Extrato para imposto de renda

Esse é um serviço para quem já está aposentado e precisa declarar o imposto de renda anualmente. Por meio do aplicativo, você consegue todas as informações que precisa para preencher os campos correspondentes no programa de declaração.

Extrato de empréstimo consignado

Essa é uma função importante para sua segurança, pois facilita que você identifique eventuais abusos na concessão de um empréstimo consignado. Ao contratar o benefício, o procedimento é averbado junto ao INSS, o que significa que o valor da parcela será reservado para a instituição que lhe forneceu o crédito.

Por meio do extrato, você também pode verificar o valor e o prazo restantes para o término do contrato e certificar-se de que nenhum engano ocorreu.

Para acessar o Meu INSS, antes você precisa fazer alguns procedimentos de segurança e autenticação. Como mencionamos, o primeiro deles é gerar uma senha provisória no site.

Caso tenha algum problema, é possível fazer uma nova tentativa depois de 24h, mas prefira gerá-la por meio do site do banco que você tem conta, pois o processo é facilitado. Para isso, a instituição precisa estar entre as autorizadas, o que é possível verificar no próprio site. Se não conseguir mesmo assim, ainda existe a alternativa de dirigir-se até uma agência do INSS.

Essa é uma informação de utilidade pública e de interesse de pessoas em sua rede de contatos. Compartilhe esta postagem e ajude-as também!

Comente e Compartilhe