O que é CRM e como ele pode ajudar no aumento da carteira de clientes?

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Você sabe o que é CRM? A sigla, em inglês, significa Customer Relationship Manager, que pode ser traduzida para Gestão do Relacionamento com o Cliente. Trata-se de uma poderosa ferramenta tecnológica muito útil para empresas de todos os tipos, sendo também uma aliada indispensável para profissionais autônomos e corretores, por exemplo.

Cada vez mais negócios estão habituados a olhar para seus processos e resultados de forma estratégica, analisando métricas. Um indicador importante está relacionado à aquisição de cliente e o quanto custa atrair novos prospects.

Sabemos que é muito mais caro conquistar contatos do que focar em reter os que você já tem. Logo, pensando nos desafios dos profissionais modernos, o CRM é uma solução usada justamente para tornar a administração da carteira mais eficiente.

Neste artigo, você vai entender mais a fundo como funciona o CRM, suas vantagens e de que forma o programa contribui para potencializar a carteira de clientes de um corretor. Ficou interessado? Então, continue a leitura e informe-se!

Afinal, o que é CRM?

O CRM é um sistema informatizado que tem o objetivo de ajudar profissionais a gerenciar as interações com seus clientes, de forma a garantir o sucesso desse relacionamento. Para tal, ele possibilita controlar uma série de tarefas e ações que proporcionarão uma experiência de compra positiva, resultando em um consumidor satisfeito e fidelizado.

Com esse sistema, o corretor consegue concentrar as informações sobre clientes e seus rendimentos em um só lugar, tendo maior controle de cada etapa das jornadas de venda e do relacionamento. Assim, ele consegue entender melhor as necessidades dos diferentes usuários e trabalhar para que a experiência de compra seja a melhor possível.

Cada vez que o corretor entra em contato com um lead, as informações dessas pessoas são registradas e organizadas de uma maneira muito mais eficiente e segura do que em planilhas. Ao utilizar um banco de dados, o profissional pode gerar relatórios, avaliar métricas, acompanhar passo a passo a evolução do processo comercial — cotação, fechamento e envio da apólice —, e realizar outras tarefas que fazem com que o gerenciamento dessa relação seja mais estratégico.

Suas funcionalidades permitem que você conheça melhor o comportamento e as preferências dos clientes, podendo cruzar esses os com a base das corretoras com as quais trabalha para indicar o melhor produto para cada perfil. Dessa forma, o CRM abastece o profissional com informações valiosas, de modo a colaborar para que ele tome decisões mais acertadas e saiba traçar o caminho mais inteligente para converter leads em clientes.

Quais são os principais benefícios dessa ferramenta para corretagem?

Agora que você compreende melhor o que é CRM e qual é sua proposta de trabalho, confira, a seguir, seus principais benefícios e veja por que contar com essa ferramenta para corretagem é uma manobra extremamente válida!

Centraliza as informações em um só lugar

Nada como poder consultar, em poucos cliques e em tempo real, dados relevantes sobre seus clientes para tomar decisões mais seguras e embasadas. A realidade é que, em vez disso, muitos corretores precisam lidar com informações anotadas em diversos papéis e planilhas, aumentando a chance de erros ou de perder uma boa oportunidade é grande. Com o CRM, isso não é um problema, pois tudo que você necessita está à mão, em qualquer hora ou local, exatamente no momento em que precisar.

Automatiza tarefas repetitivas

O ganho de produtividade é enorme com a adoção de um CRM. Isso acontece porque o sistema consegue automatizar uma série de atividades que geralmente ocupam tempo e concentração do corretor como envio de e-mails ou SMS para divulgar seu trabalho, com novidades e comunicados. Basicamente, toda tarefa burocrática e manual pode ser repassada para o software, permitindo que o profissional foque suas energias na estratégia e nas negociações.

Faz a interação com outras ferramentas

Outra grande vantagem do CRM é ele poder ser integrado ao programa de gestão de outras seguradoras, viabilizando que a geração de propostas, cálculos, recálculos de seguros e transmissões de apólices aconteçam de maneira informatizada. Além do ganho de tempo, vale ressaltar que a redução de erros é expressiva, visto que, no lugar de digitar dados manualmente, a integração de sistemas permite a troca e o compartilhamento de informações automaticamente.

Contribui para fidelização de clientes e aumento das vendas

O objetivo central do CRM é aumentar a satisfação do cliente. Assim, é possível usá-lo para identificar quais leads já fecharam um seguro com você e, a partir disso, pensar em formas de estreitar o relacionamento com eles.

Você pode tanto adotar ações relacionadas ao sucesso do cliente como estudar melhor suas demandas e seus interesses para gerar novas oportunidades de negócio. Juntas, essas iniciativas colaboram para o aumento da satisfação e, consequentemente, da taxa de retenção.

No mais, usar a ferramenta para analisar as razões que levaram um lead a comprar ou não é uma boa forma de acompanhar indicadores-chave — como Custo de Aquisição do Cliente (CAC) ou Retorno sobre o Investimento (ROI). Eles vão ajudar você a definir melhores maneiras para abordar e negociar, de acordo com o perfil dos seus leads, para maximizar suas vendas.

Melhora o controle

Um ganho importante que um sistema como o CRM oferece é o aprimoramento da gestão. O profissional passa a ter muito mais controle do seu negócio, tanto sobre os dados dos clientes como dos contratos, dos sinistros, das comissões, dos pagamentos, por exemplo. O programa fornece suporte ideal para o corretor no seu dia a dia, de forma a assegurar que ele consiga atender seu cliente com eficácia e agilidade, mantendo domínio sobre suas tarefas e responsabilidades.

Em um mercado dinâmico, todo corretor sai na frente da concorrência ao informar-se sobre o que é CRM e suas funcionalidades. Essa solução tecnológica é crucial para gerenciar as interações com os clientes, de modo a prestar um atendimento rápido e de qualidade, estimular a fidelização e entregar ainda mais valor. Ademais, a ferramenta apresenta muitos benefícios que tornam o fluxo de trabalho profissional mais fluido, produtivo e estratégico.

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