O que é HISCON, qual sua importância e como acessá-lo

o que é hiscon

Quem é aposentado e pensionista do INSS pode solicitar o empréstimo consignado com taxas e juros menores que as praticadas no mercado. Para isso basta consultar a margem de consignação (que é de 35% do valor do benefício líquido). Além disso, também é possível solicitar mais de um consignado, desde que você apresente o Histórico de Consignações, o HISCON.

Neste texto, vamos explicar o que é HISCON, como usá-lo para comprovar que pode receber mais empréstimos, como é feita a sua solicitação e outras perguntas comuns que surgem na hora de solicitar o documento. Continue a leitura para saber mais!

O que é HISCON?

Como dito anteriormente, o HISCON é a sigla utilizada para o Histórico de Consignações — o principal documento para aposentados e pensionistas do INSS que pretendem contratar mais de um empréstimo consignado por vez.

Por meio do HISCON também é possível verificar todas as informações de outros empréstimos consignados já feitos com o seu benefício do INSS. Dessa maneira, o documento é fundamental para verificar questões como: 

  • o tipo do contrato do empréstimo (cartão de crédito consignado ou empréstimo); 
  • o número do seu contrato; 
  • a situação do seu contrato (se ainda existem pendências);
  • a instituição onde você realizou o empréstimo; 
  • a data do primeiro desconto no seu benefício;
  • a data do último desconto no seu benefício; 
  • a data da realização da operação (do empréstimo consignado);
  • o prazo total do empréstimo; 
  • o valor de cada parcela que será descontada do seu benefício mensalmente;
  • o valor total do empréstimo.

Porque consultar o HISCON é importante?

O empréstimo consignado é uma ótima alternativa para os aposentados e pensionistas do INSS que estão precisando de dinheiro. Além de oferecer taxas e juros menores que os tradicionais empréstimos, as parcelas são debitadas diretamente do seu benefício todos os meses. 

No entanto, por se tratar de um assunto financeiro, exigem organização e planejamento para que você não fique no vermelho. O HISCON é responsável por entregar todas as informações financeiras de outros empréstimos feitos. Além disso, ele também serve para conferir se todos os valores creditados e debitados estão corretos. 

Como o empréstimo consignado conta com pagamentos de forma automática, é fundamental controlar os valores que estão sendo cobrados do seu benefício. No caso de valores divergentes dos combinados, o aposentado ou pensionista deve comunicar ao INSS para solicitar uma averiguação. 

Vale ressaltar que, em caso de irregularidades, o INSS pode bloquear o pagamento do benefício. Por isso, é fundamental controlar e conferir todas as informações e valores dos extratos dos seus empréstimos consignados. 

Quando solicitar o HISCON? 

O Histórico de Consignações é responsável por fornecer uma série de informações importantes para a organização e controle financeiro dos aposentados e pensionistas. E, justamente por isso, ele é imprescindível para contratar empréstimo ou cartão consignado, especialmente para quem quer solicitar mais de um. 

Além disso, ele também mostra quais parcelas de outros empréstimos já foram quitadas e as que ainda estão pendentes. Também é por meio dele que você encontrará a sua margem consignável (a porcentagem que pode ser utilizada em futuros empréstimos) e a sua reserva de margem.

Como emitir o seu Histórico de Consignações?

Todo aposentado ou pensionista do INSS pode emitir o seu HISCON em qualquer um dos postos de atendimento do INSS. É possível encontrar a lista completa de agências de atendimento utilizando o Meu INSS.

Para evitar filas sem necessidade, também é possível realizar o agendamento por meio do Meu INSS ou ligando na central de atendimento pelo número 135. Assim, basta comparecer no dia e hora marcados com os seus documento pessoais para solicitar o seu HISCON pessoalmente. 

Porém, o que muita gente não sabe: é possível solicitar seu HISCON sem sair de casa diretamente pela internet. Também é possível retirar o seu Histórico de Consignações por meio da central de ajuda do Meu INSS. Confira o passo a passo completo:

  • acesse a plataforma do Meu INSS com os seus dados e acesse a opção “Extrato de Empréstimo Consignado”;
  • quem possui mais de um benefício deve escolher um para verificar as informações de empréstimo e clicar sobre ele; 
  • agora é só clicar em “IMPRIMIR” para salvar o seu Histórico de Consignação em PDF e verificar todas as informações que você precisa. 

Qual é a diferença entre HISCON e HISCRE?

Outra Sigla muito comum é a HISCRE, ou Histórico de Crédito (também conhecido como Extrato de Pagamento de Benefício), responsável por comprovar a renda dos beneficiários. O documento detalha os valores recebidos, o banco que realiza o pagamento e as datas de cada um deles.

Apesar do HISCON e HISCRE serem bastante parecidos, cada um possui suas utilidades. O HISCON é necessário para: 

  • conferir a sua reserva de margem;
  • identificar a margem consignável disponível;
  • controlar as parcelas já pagas de outros empréstimos consignados; 
  • controlar as parcelas que ainda precisam ser pagas;
  • contratar cartão ou empréstimo consignado. 

Já o Histórico de Crédito serve para: 

  • comprovar a renda dos aposentados e pensionistas;
  • conferir o tempo de vigência do benefício (caso ele seja temporário);
  • conferir os benefícios ativos. 

Dessa forma, cada documento possui a sua utilidade e, com certeza, ambos são de extrema importância para quem deseja organizar e controlar as suas finanças.

É possível consultar o HISCON e o HISCRE pelo portal e aplicativo do Meu INSS de qualquer dispositivo com acesso à internet. 

Conheça o Meu INSS

O Meu INSS é uma central de atendimento para solicitar serviços e conferir todas as informações referentes aos beneficiários. O portal é completamente interativo e pode ser acessado de smartphones, tablets e computadores. 

Também é possível agendar perícias e solicitar todos os documento necessários para pedir um empréstimo consignado de maneira rápida e simples. Além disso, você pode solicitar auxílio para preencher o programa de declaração para os aposentados e pensionistas que precisam declarar o imposto de renda.

Chegamos ao fim do nosso guia completo sobre o que é HISCON. Você conseguiu esclarecer todas as suas dúvidas sobre o tema? Não se esqueça de deixar seu comentário aqui embaixo. Nosso time de especialistas está a sua disposição! 

Comente e Compartilhe