Como planejar uma viagem das finanças até o roteiro? Entenda aqui

planejar viagem

Viajar expande seus horizontes e traz a oportunidade de curtir a vida de uma forma especial. Ao mesmo tempo, é uma tarefa que exige organização para que realmente caiba em seu orçamento. Para acertar em cheio, o melhor é saber como planejar uma viagem do jeito ideal.

Com organização e os cuidados adequados, é possível fazer tudo se encaixar em seu estilo de vida. Assim, você tem a chance de fazer a viagem dos sonhos e aproveitar de maneira completa.

Quer saber o que fazer? Venha conferir nossas dicas para criar um plano e explorar novos destinos!

Quais as melhores práticas de planejamento financeiro para viagens?

O planejamento financeiro é o primeiro passo para uma viagem de sucesso. Com esse cuidado antecipado, você consegue viajar com tranquilidade e não compromete demais o seu orçamento. O melhor de tudo? É mais fácil de fazer do que imagina. Veja quais são as práticas ideais.

Comece definindo uma data

Para iniciar o planejamento com o pé direito, é essencial estabelecer uma data, ao redor da qual todos os planos vão girar. Fazer isso também ajuda a criar um “prazo”, o que melhora a organização. Defina qual é o período ideal para o passeio, mas evite selecionar datas que sejam muito em cima do início do planejamento.

Entenda quais serão os custos

Em seguida, faça um levantamento para ter uma ideia de quanto a viagem vai custar. Mesmo que seja um número aproximado, ele servirá como guia para que saiba o quanto vai precisar economizar ou juntar. Assim, você chegará ao dia da viagem com os recursos necessários.

Organize o seu orçamento mensal

Com data e valores estabelecidos, é hora de começar a planejar a viagem no seu orçamento mensal. Pense em quanto tem que juntar, deste momento até a data do passeio. Se você definiu que precisa juntar R$ 5 mil em 10 meses, o valor necessário por mês é de R$ 500,00.

Quais cuidados devem ser tomados na elaboração do planejamento?

Com as dicas anteriores, você já terá toda a estrutura para planejar viagem com sucesso. No entanto, também é recomendado ter alguns cuidados para que o planejamento seja possível e efetivo. Com a atenção certa, a ferramenta vai ajudá-lo nessa tarefa. Veja as nossas dicas!

Controle as suas finanças

Como a viagem é algo “extra” em seu orçamento, é preciso ter controle sobre os seus ganhos e gastos. Acompanhe todas as movimentações financeiras, registre os valores e entenda como andam as suas finanças. Assim, saberá se os planos têm sido cumpridos.

Inclua novos gastos que surgirem

A versão final do planejamento financeiro pode ser muito diferente da primeira. Isso é natural, porque conforme você se envolve com a viagem, descobre novos gastos e necessidades. Por isso, uma das nossas dicas mais importantes é sempre incluir os novos gastos assim que notar que eles são indispensáveis. Isso evita que você junte menos dinheiro que o exigido para a viagem.

Mantenha a disciplina

Também vale a pena entender que fazer alguns sacrifícios é preciso para planejar viagem. Às vezes, é necessário cortar alguns gastos ou evitar compras desnecessárias. Sem isso, é difícil reunir os recursos. Portanto, um cuidado consiste em manter a disciplina e o foco no seu objetivo. Assim, o planejamento permanecerá efetivo ao longo do tempo.

Como conseguir economizar dinheiro para a viagem dos sonhos?

Depois de montar o planejamento financeiro, é essencial entender como economizar para ter os recursos necessários para viajar. Alguns truques farão toda a diferença, então é hora de saber como colocá-los em prática.

Veja o que pode ser cortado

Como o controle do orçamento é importante para planejar a viagem, aproveite para descobrir o que pode ser cortado da sua vida financeira. Reduza os gastos supérfluos, como compras por impulsos ou o hábito de comer fora. Com pequenas mudanças, já é possível economizar um bom dinheiro.

Procure uma renda extra temporária

Se for viável, vale a pena buscar uma renda complementar. Isso adiciona recursos extras ao orçamento e permite que você junte o bastante para a sua viagem. No caso dos aposentados, isso é ainda mais fácil, pois há maior disponibilidade para se dedicar a uma atividade remunerada. Que tal aproveitar a possibilidade?

Faça um empréstimo consignado

Nem sempre há como juntar todo o dinheiro no tempo de planejamento — e isso não precisa ser um problema. Para não ter que adiar a viagem, basta solicitar um empréstimo consignado. Ele é especialmente recomendado para quem é aposentado, já que o desconto é feito em folha.

Por conta de seu funcionamento, esse empréstimo para viajar tem juros mais em conta. Assim, você consegue o dinheiro de que precisa e paga prestações que cabem no seu bolso.

Como escolher o destino da viagem?

O planejamento financeiro depende de algumas decisões e uma delas tem a ver com a escolha do destino de viagem. A decisão interfere nos custos e, portanto, tem que ser tomada com segurança. Na sequência, mostramos como selecionar corretamente o seu destino.

Confira se o local é de alta ou baixa temporada

Como você já tem uma data definida, é preciso entender se o destino estará em alta ou baixa temporada. No primeiro caso, como ir à praia no alto verão, os preços serão muito mais caros. Considere escolher a opção com o melhor custo-benefício para a época, sem deixar de ter uma boa experiência.

Avalie a proximidade a outros locais

Às vezes, você viaja para uma cidade, mas tem a chance de conhecer outros lugares. No final, isso torna a viagem mais barata. Se quiser aproveitar ao máximo, confira se a cidade tem outros pontos de interesse no entorno. Assim, verá vários locais de uma só vez.

Pense nas atrações disponíveis

Além de tudo, é preciso considerar qual é a “sensação” do destino de viagem. Alguns têm muitas atrações e outros têm certas atividades apenas em algumas épocas do ano. Confira se o destino tem atrativos na data da viagem para fazer a escolha adequada.

Como planejar o roteiro da viagem?

Com o destino definido, é o momento de pensar no roteiro do passeio de forma completa. Quanto melhor for o seu planejamento nesse sentido, mais fácil é economizar e ter uma boa experiência. Pensando nisso, trouxemos dicas para essa parte do planejamento. Veja!

Pesquise o destino de forma completa

Depois de definir o local da viagem, vale fazer uma pesquisa completa sobre o lugar e seus atrativos. Confira quais são os pontos mais movimentados, quais oferecem a experiência que você procura e como chegar a cada um. O objetivo inicial é reunir essas informações para, só depois, decidir o que vai entrar em seu roteiro.

Aproveite atividades próximas no mesmo dia

Depois de levantar todos esses dados, nossa dica é dar prioridade para ir a locais próximos no mesmo dia. Se você sabe que dois museus ficam próximos, por exemplo, considere visitar os dois em um só dia. Isso otimiza o tempo na viagem, permite ver mais coisas e ainda garante a economia com o transporte.

Tenha certa dose de flexibilidade

Apesar de ter um roteiro ser importante, é preciso ter cuidado para não se prender demais ao que definiu. A viagem deve ser relaxante e divertida e não uma maratona para explorar o lugar. Por isso, tenha flexibilidade para visitar o local. Você pode passar mais tempo em uma atividade ou voltar àquela que gostou muito para aproveitar tudo, por exemplo.

Como definir as atividades que serão feitas na viagem?

Para definir o roteiro, inclusive, entenda o que vale a pena fazer no destino escolhido. Selecionar as atividades certas fará com que você tenha uma experiência melhor e permitirá que respeite seu planejamento financeiro. Então, não perca tempo e veja como escolher!

Avalie quais serão os custos

Em uma viagem, há muitas atividades gratuitas ou com descontos, enquanto outras são pagas. Quando for definir o que vale a pena fazer, confira todos esses custos e veja se eles estão de acordo com o seu orçamento. Dessa maneira, é possível dar preferência ao que é mais interessante.

Pense na necessidade de compra antecipada

Em destinos muito populares, as atividades pagas exigem que os ingressos sejam comprados com certa antecedência. Se for esse o caso, confira se ainda é possível realizar a compra ou reserva. Desse modo, você não corre o risco de ser surpreendido quando chegar ao local de interesse.

Veja as opiniões de outros viajantes

Se for viajar ao destino pela primeira vez, o melhor é saber o que vale a pena e o que não. Para isso, é interessante recorrer às opiniões de outros viajantes. Veja o que dizem as pessoas que já visitaram o local e pegue as melhores dicas para que o seu passeio seja proveitoso.

Como comprar passagens aéreas mais baratas?

Caso você decida seguir de avião para o seu destino, é essencial entender o que fazer para comprar passagens aéreas baratas. Elas podem pesar bastante nos seus gastos, portanto, fique de olho nas dicas a seguir!

Pesquise em vários sites

Comprar as passagens pela internet pode sair mais barato, mas não se deixe levar pela primeira oferta. O ideal é pesquisar diversos sites e serviços com passagens aéreas. Mesmo que a economia seja de algumas dezenas de reais, já é possível gastar menos.

Compre com antecedência

Quanto mais perto da data da sua viagem, maior será o preço da passagem. Por isso, comece a pesquisa logo que decidir o local e a data. Assim, você pode comprar com bastante antecedência e aproveitar as melhores condições em relação aos preços.

Utilize as milhas disponíveis

Quem viaja com certa frequência costuma ter milhas acumuladas na companhia aérea. Se for seu caso, confira o seu “saldo” na empresa e considere utilizar as milhas para comprar as passagens ou diminuir seus preços. No final, é possível fazer uma boa economia.

Como escolher uma boa hospedagem?

A hospedagem representa um dos maiores gastos da sua viagem e, por isso, tem que ser escolhida com cuidado. É preciso pensar em conforto, custo-benefício e segurança de modo a selecionar a melhor hospedagem para a sua viagem.

Considere hospedagens alternativas

Em vez de ficar em um hotel de 3 ou 4 estrelas, você pode buscar alternativas de hospedagens. Ficar em uma casa ou apartamento, por exemplo, dá uma experiência mais autêntica e ainda permite que economize por preparar a própria comida. Veja se há oportunidades no local e considere fazer uma reserva do tipo.

Avalie a facilidade de acesso

Outro ponto importante ao planejar viagens é que a hospedagem deve ficar próxima das atividades e lugares de interesse. Reservar um quarto barato, mas fora de mão só vai fazer com que você gaste mais com o transporte. Prefira uma alternativa com acesso fácil aos pontos que pretende visitar.

Analise o nível de segurança

Além de tudo, a sua hospedagem precisa ser segura para evitar qualquer dor de cabeça na viagem. Veja se o local fica em um bom bairro e confira o que dizem outros viajantes. Assim, você não corre o risco de ficar em uma hospedagem que, na verdade, vai prejudicá-lo.

Quais os melhores destinos para viajar dentro do Brasil?

Dependendo das suas preferências e do estilo que viagem que deseja, há muitos destinos interessantes no Brasil. Ao conhecer os principais, vai ser mais fácil decidir e colocar o pé na estrada. Descubra quais são as dicas que separamos!

Ouro Preto/MG

Se quiser conhecer o passado colonial do Brasil, visite a mineira Ouro Preto. A cidade conta com diversas igrejas barrocas, prédios históricos e um clima que nos leva diretamente para o passado.

Serra Gaúcha/RS

A Serra Gaúcha é perfeita para quem curte o frio e deseja aproveitar o Rio Grande do Sul de um jeito diferente. O roteiro pelas várias cidades inclui passeios de trem, visitas a vinícolas e participação de festas típicas.

Caldas Novas/GO

A cidade de Caldas Novas é famosa pelas águas termais e por seus diversos parques aquáticos. Aproveite esse destino para conhecer as fontes terapêuticas e se divirta sem gastar muito.

Paraty/RJ

A cidade de Paraty tem diversas belezas naturais, reúne história em suas ruas de pedras e ainda conta com a principal feira literária do Brasil. É o destino perfeito para unir cultura e relaxamento!

Como economizar dinheiro durante a viagem?

Além de saber como poupar ao planejar viagem, é essencial saber como economizar durante o passeio. Assim, você não corre o risco de se ver em apuros financeiros quando voltar para casa. Veja quais são as nossas dicas!

Aproveite descontos e isenções

Aposentados têm direito a diversos benefícios e descontos — e você deve aproveitá-los! Se for de ônibus, é possível ter uma passagem gratuita ou desconto no valor. Atividades culturais também oferecem gratuidade para maiores de 60 anos e outros locais têm descontos. Aposte nessas alternativas!

Faça atividades como os moradores

Em vez de comer no restaurante de uma atração turística, procure um que seja mais afastado — e o mesmo vale para quase todos os outros gastos. Tente viver como um local para aproveitar as melhores condições e ainda curtir a viagem de uma forma única.

Tenha cuidado com as compras

É normal ter vontade de trazer lembrancinhas para todos ou adquirir aquele item de artesanato imperdível. No entanto, lembre-se de que esses custos podem pesar no bolso. Tome cuidado com as compras e deixe-as para o último dia, pois você não corre o risco de gastar além do que tem.

Planejar uma viagem, das finanças ao roteiro, é mais fácil do que parece, não é mesmo? Use as nossas dicas no seu próximo passeio e aproveite todas as oportunidades que essa experiência oferece!

Para tornar essa aventura ainda mais interessante, nada melhor que estar em boa companhia. Compartilhe esse post em suas redes sociais e monte um grupo de viagens com seus amigos!

Comente e Compartilhe