Profissionalizando sua empresa: pontos importantes a serem considerados

Profissionalizar a empresa é um dos passos de maior importância a ser tomado para alavancar um negócio. Profissionalizar, dentre outros desafios, envolve realizar a transição de atividades tidas como amadoras para atividades que condizem com o mercado de trabalho e a própria legislação trabalhista.

Empresas familiares – como proceder?

Um dos fatos que ocorrem e são pontos de discussão são as empresas familiares. Ainda ocorrentes, os modelos de trabalho em ambientes familiares possuem a potencialidade de falhas em gerenciamento por conta de relacionamentos pessoais problemáticos. A baixa qualificação de pessoas que possam vir a assumir cargos de gerência – mas nem tudo é perdido.

Apesar de empresas familiares serem frequentemente associadas à ruína, o inverso pode ocorrer – e de fato ocorre. Inúmeras são as empresas de sucesso de originaram-se do núcleo familiar e continuam, até hoje, sendo grandes potências em seus setores.

E para isso ocorrer, há necessidade, sem dúvida, de criar estratégias e mapas de conduta e profissionalização do negócio. Para saber mais sobre, continue lendo!

Tenha uma boa política de Conflito de Interesses

Uma política corporativa de Conflito de Interesses estabelece uma série de casos situacionais na qual podem ocorrer benefício próprio do indivíduo em detrimento da empresa ou organização. São estas as situações nas quais os valores da empresa podem ser distorcidos por conta de interesses de um indivíduo, normalmente, um funcionário.

São várias as situações potencialmente causadoras de conflitos de interesses. Parentes em uma mesma equipe ou hierarquia de trabalho, funcionários com relação trabalhista em empresas concorrentes, parentes em empresas concorrentes e participação societária na empresa atual. Ou em empresas concorrentes ou ainda familiares com poder de decisão na empresa ou equipe na qual o funcionário atua.

Ter uma política de Conflito de Interesses pode poupar ou ainda mitigar situações que, se previamente acordadas, podem reduzir (e muito) as futuras dores de cabeça!

Escolha profissionais certos para os cargos certos

Delegar cargos baseados apenas em relacionamentos pessoais – parentes, familiares, cônjuges e amigos pode ser positivo a curto prazo. Entretanto, negativo a longo prazo, caso a escolha tenha sido feita com base em emoção, e não razão.

A profissionalização das empresas é diretamente dependente de qualificação técnica de seu pessoal e seus gestores e, sendo assim, realizar escolhas certas para cargos certos é essencial!

Para implantar a prática de contratação baseada em qualificação técnica é importante também ter um departamento de Recursos Humano/Desenvolvimento de Pessoas ou consultoria qualificados para um recrutamento assertivo e que leve a um potencial de crescimento da empresa.

Capacite seus colaboradores/ funcionários

O mais valioso recurso de uma empresa são seus colaboradores. Sendo assim, capacitar, treinar e otimizar o conhecimento de seus funcionários é, com toda certeza, um investimento para a empresa e uma forma de valorizar o empregado.

Aprendizado contínuo é uma excelente maneira de melhorar processos, aumentar produtividade de forma estratégica e, consequentemente, gerar maior lucratividade.

Aposente o “as coisas sempre foram assim por aqui”

Muitos de nós já ouvimos a fábula dos “Macacos e as Bananas”, na qual um comportamento em grupo influencia o comportamento de um novo integrante, ainda que os hábitos sejam ultrapassados. A criação de paradigmas, especialmente em ambientes de trabalho levam a um conformismo generalizado que põe “pedras no caminho” de mudanças, melhorias e inovações na empresa, levando a uma estagnação sem volta.

Para isso, busque facilitar caminhos para melhorias contínua e aposente o “as coisas sempre foram assim” como forma de crescimento e profissionalização da empresa!

Inove o tempo todo

Certamente, há empresas que direcionam grande parte de capital e esforços a setores de pesquisa, desenvolvimento e inovação, e, não é à toa! Como resultado, produtos de alto valor agregado estão diretamente ligados ao sucesso. Com novos produtos e serviços pode haver maior fama positiva da empresa, gerando, portanto, maior busca.

Para profissionalizar sua empresa, fique sempre atento/atenta às novidades e o próprio desenvolvimento de novidades por meio de sua empresa!

Tenha sempre os ideais da empresa em mente

Todos os modelos de negócios têm, em seu ínterim, missão, visão e valores. São esses três fatores que mais importam para realizar a gestão da empresa e realizar a tomada de decisão. Saber o valor destes pontos resultará em maior confiabilidade e atração de clientes e investidores, afinal, quando se aplica capital em uma empresa, busca-se não apenas rentabilidade, mas também alinhamento de valores entre a companhia e o acionista.

Esteja preparado(a) para gerir crises!

Embora, podem surgir situações nas quais, sem planejamento prévio, há possibilidade de riscos para a empresa. Não ter um plano de profissionalização da empresa pode custar muito mais caro do que se espera: prejuízos, desvios de funções entre colaboradores, sobrecarga, desorganização, irresponsabilidade fiscal, finanças descontroladas, falta de padronização de produtos e serviços, atrasos, informalidade ao fechar contratos e atrasos são apenas alguns pontos que podem ser muito críticos.

Para isso, atente-se sempre a realizar planejamentos, gerenciamento de não-conformidades e claro, gestão de crises que eventualmente possam vir a ocorrer!

Encoraje e pratique a melhoria contínua!

As empresas devem estar preparadas para lidar com a concorrência. Para isso, eficiência e respostas rápidas são essenciais. Para isso, há ferramentas de qualidade como Kaizen, PDCA, Six Sigma, Diagrama de Ishikawa e Agile Scrum.

Melhorar processos, validar soluções, desenvolver produtos de alto valor agregado e reduzir riscos e desperdícios são formas de buscar melhoria contínua e melhor profissionalizar sua empresa!

Além de implantar ferramentas de qualidade, como forma de buscar maior rapidez, é interessante buscar alternativas de sistemas automatizados que possam substituir atividades onerosas de tempo, de forma a focar esforços em atividades de fato mais complexas.

Softwares e ferramentas mais simples, com ótimo custo benefício podem ser implementados para otimizar o seu tempo e da equipe nos processos diários.

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