Reduzir a inadimplência: ações para serem aplicadas

reduzir inadimplência

Inadimplência é um dos fantasmas que assombram as empresas. Despender tempo e recursos humanos para a realização de serviços e não ter a devida remuneração oferece riscos à segurança financeira da empresa. Portanto, ter estratégias para reduzir a inadimplência torna-se uma prática essencial para a “saúde financeira” do caixa.

Posto que são frequentes as vezes em que empresas se deparam com clientes inadimplentes, isso pode ser por causa de diversos fatores como: a não visualização de históricos duvidosos (por exemplo, cheques sem fundo), não verificação de documentos pessoais ou empresariais, avaliação de crédito sem aprofundamento ou embasamento técnico da empresa, excesso de confiança na pessoa física, jurídica ou agente financeiro.

Estas são situações que podem, pouco a pouco, onerar sua empresa em níveis astronômicos sem que sequer perceba, caso medidas rápidas e eficazes não sejam tomadas.

Nesse sentido, mais que remediar situações de clientes inadimplentes, é importante prevenir fraudes e dívidas que possam vir a ocorrer. Tudo isso deve também ser realizado de forma cordial a fim de não apenas coletar o valor da dívida, mas também fidelizar o cliente sem causar demasiado incômodo. Para aprender formas de fazer isso com excelência, continue lendo para conferir nossas dicas!

Negocie a dívida!

Entenda que, por vezes, seu cliente pode estar passando por uma fase comercial mais complicada e tenha dificuldades para realizar o pagamento. Quando isso ocorrer, contacte-o, e, de forma amigável e negociem um prazo a mais para acerto de contas ou taxas de juros. Um atendimento humanizado certamente faz toda a diferença quando falamos de fidelização. A próxima dica está diretamente relacionada a esta.

Flexibilização da data de pagamento

Qual é o melhor dia para pagamento do seu cliente? Similar ao cartões de crédito, essa é uma das perguntas que pode ser realizada ao assinar o contrato. Uma vez que o cliente escolhe a melhor data, torna-se mais provável um pagamento em dia, podendo reduzir o risco de inadimplência.

Envio de SMS

Uma das formas muito rápidas e eficientes de lembrar seu cliente sobre uma conta prestes a vencer é através do Serviço de Mensagem Curta (SMS). Através do SMS é possível enviar lembretes e, especialmente, enviar códigos de boleto. Atualmente muitas são as pessoas que possuem aplicativos de seus bancos instalados no smartphone. Através do Internet Banking torna-se infinitamente mais fácil e rápido realizar ou agendar um pagamento ao toque dos dedos e, dessa forma, reduz as chances de eventuais atrasos. Estas mensagens podem ser rapidamente serem automatizadas, para descobrir como, clique aqui.

E-mail

Assim como o serviço de SMS, o uso de e-mails funciona de forma muito eficiente para envio de lembretes, divulgação de canais de comunicação para negociação. É possível da mesma forma, anexar boletos que, se necessário, podem ser impressos e pagos em agências físicas. Lembre-se sempre de escrever uma mensagem clara, concisa e educada. Não esqueça de incluir o código do boleto ou seu anexo e a mensagem “Caso o pagamento já tenha sido efetuado, por favor desconsidere este aviso”. Não esqueça de manter-se atento a caixa de entrada para responder possíveis questionamentos e intercorrências que possam vir à tona.

Use um Chatbot!

Não faça seu cliente ficar esperando horas em uma linha telefônica apenas para pedir uma segunda via de pagamento! Isso onera o tempo do teleatendimento da empresa e não apenas reduz produtividade e vendas como também leva à insatisfação do cliente. Definitivamente um cliente insatisfeito, com toda certeza, é muito negativo para a imagem da companhia – especialmente quando ele tem a possibilidade de migrar para outros concorrentes no setor (e levar outros com ele!).

 Dessa forma, tenha soluções rápidas e automatizadas através de um chatbot no site da empresa. Através de palavras-chave, respostas são automatizadas e podem levar a soluções de forma muito mais ágil e sem estresse para atendentes e clientes. Em casos em que trata-se de um assunto fácil de ser resolvido, esta é uma alternativa boa e muito eficiente.

Benefícios para adiantamento de parcelas

Algumas fintechs têm lançado mão desta última ação. O cartão de crédito é um grande aliado para compras rápidas, no entanto, pode virar uma verdadeira “bola de neve” para aqueles com maior dificuldade e realizar o pagamento na data de vencimento da fatura. Para encorajar o adiantamento de parcelas, bancos têm cedido benefícios para correntistas que condensam uma ou mais parcelas na do mês atual, como por exemplo, descontos. Caso sua empresa desenvolva um serviço de cessão de crédito, vale a pena considerar ao menos um teste!

Consulta prévia de dados

Definitivamente, empresas são susceptíveis a fraudes e golpes, isso é fato. Muitos são os casos de endereços, documentos e números telefônicos falsos que podem trazer grandes empecilhos ao faturamento da companhia.

Uma das formas de localizar seu cliente ou contatá-lo para cobrança de dívidas em aberto é através dos serviços de localização. O acesso a esses dados através de consulta com a ViperPhone torna possível a confirmação de dados que porventura estejam desatualizados ou incorretos, divulgação de seus produtos nos canais corretos e dessa forma, com maior credibilidade às suas informações.

Por meio de nosso serviço, é possível, através de dados como CPF, CNPJ, telefone, nome ou endereço realizar pesquisas-chaves ao seu negócio. Através de diversos planos ajustados à sua necessidade, podemos fornecer uma base de dados robusta, atualizada, consistente e normalizada.

Os benefícios em obter uma análise de crédito confiável certamente são de grande importância e, principalmente, segurança para qualquer empresa prestadora de serviço. Conhecendo seus clientes é possível mitigar riscos, agilizar processos, personalizar ofertas, reduzir chances de fraudes e, consequentemente reduzir (e muito) as taxas de inadimplências.

Acreditamos que esta seja uma das melhores maneiras de lidar com estas situações e torná-las ao seu favor, de forma a reduzir prejuízos ao caixa, além de otimizar os recursos humanos que possam gerar ações táticas e estratégicas visando crescimento empresarial.

Quer conhecer nosso serviço? Além de oferecermos tudo isso (e mais um pouco), fazemos por uma taxa justa! Você pode escolher um plano que com apenas R$0,13 é possível fazer uma consulta. Quer saber mais? Conheça mais sobre nós clicando aqui e para seu conforto, contacte-nos por WhatsApp!

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