Relacionamento com clientes: quais canais de comunicação usar?

relacionamento com cliete

É fato que a boa lucratividade de uma empresa está diretamente ligada à fidelização e bom relacionamento com clientes. Para isso, é necessário estabelecer um canal de comunicação agradável e eficiente, de forma a não apenas vender um produto, mas também prospectar novas pessoas, tirar dúvidas, informar e proporcionar uma experiência de uso e pós-venda ao cliente. Com todos estes objetivos em vista, trazemos hoje alguns dos canais utilizados para fazer a ponta empresa-cliente, vamos conferir?

Loja física ou ponto de venda (PDV)

Talvez o mais antigo meio de vendas, a loja física é a forma mais tradicional de exposição de produtos e contato direto com clientes. Segundo presenças significantes no mercados de varejo, ter um ponto de venda é fundamental. Este é o exemplo de João Appolinário, proprietário e fundador da Polishop. O grande diferencial das lojas ao se relacionarem com o cliente está, de fato, na experimentação. Em um episódio do PrimoCast, Appolinário explica sobre a importância de demonstrar o benefício de um produto de forma a gerar desejo de compra. Ainda  discorre que no futuro pós-pandemia, as lojas físicas são insubstituíveis, assim como os ambientes de shopping, que oferecem conforto e conveniência ao cliente – segurança, estacionamento, lazer, cinema e entretenimento.

A mesma estratégia faz parte do modelo de negócios da Lush Cosmetics, que traz a conformação de seu loja como uma verdadeira “cozinha”. A empresa aposta em capacitação aos consultores de vendas e transforma o local em uma verdadeira experiência, além de vender serviços como SPA, gift cards e até mesmo CDs de música ambiente/relaxante.

Definitivamente estes atributos de PDVs são excelentes ao empreendedor, pois desta forma aumentam as chances de uma simples visita se tornar marcante pela boa experiência na loja, fortalecendo portanto, a lembrança e o bom relacionamento. No entanto, é importante se planejar a fim de verificar custos para implementações.

Visitação

De propagandistas a vendedores de porta em porta, a visitação é uma das formas tradicionais de relacionamento com clientes. Um dos diferenciais da visita, além da alta comodidade e interação física, é, claro, a personalização. Nada como um vendedor que conhece gostos e preferências de um cliente e que, baseado nisso, faz uma curadoria de produtos ou serviços muito prováveis de serem do seu interesse. As várias vantagens de uma visitação, em muitos casos, requerem muita capacitação e, por vezes, conhecimento técnico. Considere os custos como tempo consumido e transporte, por isso, lembre-se sempre de calcular essas despesas antes de implantação deste serviço.

Ligações 

Outra maneira tradicional de comunicar-se com o cliente é através de ligações. Pode ser para oferecer um novo produto, tirar dúvidas, comunicar novidades ou ainda perguntar como está sendo a experiência com o produto adquirido, afinal, nada como um suporte pós-venda bem feito para fidelizar seu cliente. Ao fazer ligações, atente-se sempre à disponibilidade para conversa do seu cliente e claro, ao horário!

E-mails

Um recurso muito interessante é o e-mail. Por meio de mensagem eletrônica é possível enviar uma série de informações ao cliente de maneira rápida, direta e consistente. A criação de newsletters é inclusive, uma maneira de manter seu cliente ou interessado constantemente, sendo atualizado e recebendo propostas. Este é um dos canais de comunicação amplamente utilizado por empresas, por isso se atente com spam e com a redação de um e-mail conciso, interessante e bem-direcionado. Ah, não esqueça de sempre olhar a caixa de entrada para atender seus clientes!

Redes Sociais

Na era das redes sociais, muitas empresas utilizam este recurso para divulgar seus produtos e serviços em plataformas como Facebook, Instagram, Youtube. Mas questione-se: e como está o seu relacionamento com esse público? Não esqueça de estar em contato com seguidores e interessados, respondendo dúvidas, mensagens diretas, e contando com o feedback do seu público.

O atendimento veloz, prestativo e no próprio canal que o usuário está presente – evite ficar passando o interessado para outros canais – faz toda a diferença na percepção de um possível cliente e melhora o relacionamento com atuais clientes.

Sites e blog

Sites e blogs são formas interessantes de proporcionar aprendizado ao cliente e também ótimas maneiras de divulgação ou recomendação de um produto. Neles, é possível fazer relato de experiências, descrever vantagens e desvantagens, comparar elucidar benefícios para pessoas que estejam procurando formas de resolver algum problema e que, consequentemente, precisam de seu serviço. Mantenha-o sempre bem atualizado, organizado e com informações úteis!

Chatbot

Um chatbot pode ser implementado em um canal digital buscando uma resolução rápida de eventuais problemas que seu cliente possa vir a ter, com a possibilidade de estar disponível o tempo todo. A implantação de um “robô” para atendimento de questões poucos complexos é especialmente interessante para reduzir esforços de um time de atendimento ao consumidor, mas não deixando de atender diretamente o consumidor.

WhatsApp

Indubitavelmente, um dos aplicativos de comunicação mais difundidos do Brasil, o WhatsApp tem realizado uma melhor interface com as empresas. Para isso, existe o WhatsApp Business para conexão e comunicação aos clientes. Vale a pena conferir e verificar a viabilidade de aplicação em seu negócio!

SMS (Serviço de Mensagem Curta)

Leitura rápida, agilidade e chamativa, o uso de SMS é uma excelente alternativa para se relacionar com o cliente. Textos simples e bem elaborados são a maneira certa de instigar um possível interessado a conhecer ou até testar seu produto. 

Com o benefício da alta taxa de leitura, o serviço de SMS é muito utilizado para verificação de segurança, divulgação de promoções, envio de cupons de desconto, mensagens de aniversário (ótimo para relação com cliente), atualizações e informações sobre pagamento. 

Aliás, uma das formas de realizar uma cobrança de forma amigável, por exemplo, é através do envio de boletos por SMS. É uma forma rápida de quem estiver lendo a mensagem apenas abrir o Internet Banking e realizar o pagamento no mesmo momento, sem risco de ter um e-mail não lido ou ainda uma conta impressa extraviada ou não entregue.

O melhor é que tudo isso pode ser automatizado de forma a melhor atender às necessidades da empresa e do cliente. Quer aprender mais sobre o serviço de SMS? Clique aqui para conhecer mais sobre nossa solução em comunicação direta com o cliente! E melhor, é possível fazer um teste grátis!

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