Confira aqui as 6 dicas de renda extra para aposentados do INSS

renda extra para aposentados do inss

A renda extra para aposentados do INSS já é um objetivo para grande parte dos brasileiros nessa condição. Tanto que, considerando o intervalo entre os anos de 2013 e 2017, as vagas com carteira assinada cresceram em 43% para as pessoas acima dos 65 anos.

O diagnóstico vem a partir de uma pesquisa divulgada pela Anasps, revelando que o número de idosos no mercado de trabalho aumentou, além de informar detalhes socioeconômicos importantes sobre o tema.

Portanto, não é mais o caso de enxergar uma grande barreira para o trabalho em idade mais avançada. O mercado mudou e, embora os mais jovens sejam preferidos em muitas atividades, ainda existe espaço e vantagens para aqueles com experiência acumulada.

A idade, contudo, não é o único fator que determina o sucesso ou o fracasso em uma atividade. Por isso, considere sua disponibilidade de tempo, suas habilidades, capacidades e o que lhe dá prazer para definir a ocupação de sua preferência. Listamos algumas delas para ajudar nessa decisão. Confira!

1. Ensinar os mais jovens

Entre os vários trabalhos que você pode desenvolver, dividir o seu conhecimento e experiência é, certamente, uma atividade que sofre com a baixa procura da parte dos mais jovens.

Apesar de atualmente existirem os influenciadores, que ficam famosos com o resultado do desempenho que alcançam nas redes sociais e usam essa popularidade para vender cursos e outros eventos, para ensinamentos mais técnicos e qualificados os mais experientes são insuperáveis.

Exemplo disso são as muitas organizações que contratam consultores, instrutores e profissionais aposentados na própria empresa para treinar e assessorar os mais jovens, seja para fazer um planejamento financeiro, seja para ensinar artes.

2. Montar um negócio

Montar um negócio é sempre uma alternativa interessante, mas desde que você tenha espírito empreendedor. Aqui, precisamos insistir com o fato de que não basta olhar para o mercado e as oportunidades, mas também considerar a sua condição de desenvolver cada uma das atividades possíveis.

Empreender inclui assumir riscos. Liderar uma equipe, negociar com fornecedores, pensar estratégias e, dependendo do rumo que o negócio tomar, conquistar em definitivo uma renda extra para a vida de aposentado do INSS

Ao mesmo tempo, existem pequenas franquias e alternativas que podem se enquadrar como uma atividade de renda extra. Um educador físico que sempre trabalhou em academias pode, por exemplo, montar um pequeno estúdio de treinamento em uma cidade calma e atender alguns poucos alunos com hora marcada. Talvez até na própria residência. 

3. Conseguir um trabalho

Como mencionamos na introdução, muitas empresas ainda abrem espaço para os profissionais mais velhos. Contudo, as suas chances de conseguir uma vaga dependem de alguns detalhes, como:

  • sua profissão: a experiência tem muito valor para atividades intelectuais, como para um escritor, mas limitado para as que exigem energia e vigor, como para um jogador de futebol;
  • qualificação e formação;
  • o sucesso em sua carreira;
  • a desenvoltura em relação ao uso de novas tecnologias.

Algumas empresas contratam idosos para atividades específicas e jornadas menores — muitas vezes meio período, podendo se encaixar na condição de renda extra. Porém, impor uma ou mais limitações pode ser um fator de dificuldade para conseguir uma renda extra para aposentados do INSS.

4. Fazer trabalhos freelancers

O trabalho freelancer tem uma grande vantagem em relação ao trabalho fixo, que é justamente a possibilidade de determinar o seu horário e o seu ritmo. Por isso, se você busca por uma renda extra para aposentados do INSS e tem uma atividade na qual se destaque e goste de fazer, pode perfeitamente se oferecer para prestar esse tipo de serviço. 

Isso não quer dizer que você precise continuar na mesma atividade em que atuava antes de se aposentar. Um profissional que trabalhou anos em uma indústria de refrigeração, por exemplo, pode se oferecer para consertar esses equipamentos em residências, sem precisar continuar na indústria.

5. Montar um canal

Essa não é, de fato, uma das atividades mais comuns entre aposentados, mas isso não foi um problema para a Vovó Ana Maria, que ensina receitas no seu canal no Youtube. Ela é um belo exemplo do que é avaliar as possibilidades e considerar o que sabe e tem de bom para oferecer, além do que lhe dá prazer.

Isso não quer dizer, porém, que montar um canal em uma rede social seja fácil. Nesses casos, é comum que o idoso conte com a ajuda de alguém mais jovem, de preferência da família, que entenda tudo de novas tecnologias e esteja disposto a colaborar.

Também não significa que você precise partir logo para um canal de vídeos, que exige algum conhecimento sobre filmagem e edição. Talvez você apenas goste muito de tirar fotos e seja bom nisso. Talvez queira aproveitar o período de aposentadoria para viajar e contar sobre suas aventuras em um blog ou no Instagram. Seja criativo!

6. Inscreva-se em um aplicativo de serviços

Outra opção é se inscrever em aplicativos como o da Uber, que permitem que você trabalhe nos horários que desejar e acabam sendo uma oportunidade de interagir com muitas pessoas. Até mesmo entregas de bicicleta podem ser uma alternativa para quem estiver com a forma física em dia — e, se não estiver, se preparar para fazer um pouco de exercício também pode ser uma boa ideia. 

Se você gosta de animais, o DogHero é outra opção. Você pode trabalhar cuidando de animais de estimação na sua própria casa ou levando-os para passear. O aplicativo une os donos de animais com potenciais cuidadores, que passam por um rígido processo de seleção.

Neste mesmo segmento, também existe a Lilu, que possibilita prestar serviços de banho e tosa, além da PetDrive, que permite que pessoas de mais idades realizem o transporte de cães e gatos em horários flexíveis.

Para concluir, vale mencionar que a busca por uma renda extra para aposentados do INSS pode contribuir para a manutenção da saúde física e mental. Por isso, nem sempre precisa ser analisada de um ponto de vista puramente lógico e de investimento.

Montar um pequeno negócio, por exemplo, pode não trazer o mesmo retorno que investir em ações, mas o que é 1% ou 2% a menos quando comparado ao ganho de qualidade de vida, não é mesmo?

O que achou das nossas dicas para conquistar uma renda extra para aposentados do INSS? Se você procura por mais, veio ao lugar certo, pois ainda temos muito o que falar sobre o assunto. Confira a continuidade deste tema lendo nosso post Aposentado pode voltar a trabalhar: será? Descubra agora!

Comente e Compartilhe