Confira técnicas de pós-vendas de sucesso que todo corretor deveria conhecer

técnicas de pós-vendas

Tão importante quanto atrair o cliente e realizar uma boa venda são as ações após o fechamento da compra. Não se trata, apenas, de fidelizá-los, mas também de perpetuar o branding e a divulgação dos serviços, reforçar a promoção e a ampliação da praça de atuação. Logo, ter o domínio das técnicas de pós-vendas é essencial para o alcance de um bom desempenho dos negócios

De acordo com um levantamento da JM Service com dados da McKinsey e da Ruby Newell-Legner, cerca de 70% da experiência de compra de um cliente está baseada em como ele é tratado, muito além do produto/serviço e do preço.

Para os corretores de seguros, cujo trabalho está diretamente ligado ao contato com o público, trabalhar boas técnicas de pós-vendas trará excelentes resultados em produtividade e satisfação de seus clientes.

Neste artigo, vamos explorar a importância do pós-venda no mercado de seguros e trazer algumas técnicas que todo corretor deveria não só conhecer, mas também aplicar no seu dia a dia. Acompanhe!

Importância do pós-venda para o corretor de seguros

Talvez você já tenha se deparado com inúmeros casos de empresas como Apple, Honda, Magazine Luiza, entre outras, estabelecendo diferenciais no pós-venda. No entanto, tais ações não se limitam apenas a grandes companhias ou mercados que registram numerosos volumes de negócios. No ramo de corretagem, elas também trazem vantagens.

Corretores de seguros que lançam mão das técnicas de pós-venda costumam realizar menos esforços para a captação de clientes, especialmente quando desfrutam do marketing de indicação. Aliás, a contratação de um seguro é uma tarefa que o consumidor confere bastante confiança a partir das sugestões recebidas.

Ao realizar o pós-venda com o intuito de não apenas fidelizar os compradores, mas também fazer com que eles tragam potenciais contatos, o corretor reduz em considerável parcela os esforços e os custos de aquisição de clientes (CAC), uma das métricas mais importantes na eficiência do marketing de serviços. Além disso, podemos destacar os seguintes benefícios:

  • relacionamento mais próximo com os clientes ajudam o corretor a tornar-se referência;
  • ótima maneira de se diferenciar no mercado;
  • aumentar o envolvimento do cliente durante todo o processo de compra;
  • antecipar imprevistos e problemas;
  • encantar os clientes;
  • prestar a melhor assistência e reduzir o volume de reclamações, entre outros.

Tendo isso em vista, treinar e desenvolver boas técnicas de pós-vendas torna-se extremamente valioso para o desempenho do corretor. Mas quais são as melhores ações a tomar nessa etapa do processo? É o que veremos no tópico a seguir.

Técnicas de pós-venda para o corretor de seguros

Saiba, agora, quais são as técnicas de pós-vendas que todo corretor de seguros precisa aplicar em seu dia a dia para obter a total satisfação de seus clientes!

Esteja sempre à disposição do cliente

Mesmo após realizar o fechamento do contrato, o cliente espera não se sentir desamparado, principalmente se tiver problema e dúvidas ou necessitar de um encaminhamento da solução contratada. Nesse momento, é fundamental que o corretor esteja disponível para atender às suas demandas. Isso pode se dar de várias formas, tais como:

Repasse as novidades para seu cliente

No mercado de seguros, é muito comum que haja mudanças nas coberturas, fechamento de novas parcerias, atualização de benefícios, questões contratuais etc. Por isso, na etapa de pós-venda, é fundamental que o corretor repasse essas alterações para a sua base de clientes.

Imagine que ocorra a alteração de alguma cobertura, mas o cliente não é avisado. Quando ele solicitar esse serviço e descobrir que não faz mais parte do portfólio da empresa, certamente ficará descontente com a situação, concorda? Haverá, nesse caso, uma experiência negativa e um desgaste desnecessário.

Agradeça a compra e mantenha relação

Após o fechamento de um negócio, o corretor deve fazer com que o seu cliente perceba o quão importante foi a sua disponibilidade durante o processo de venda. Para tanto, precisa manter-se acessível para quaisquer assistências necessárias, tornando-se um canal aberto de suporte.

Faça follow-up

Utilizando e-mails, mensagens ou telefonemas, estabeleça um plano de follow-up com os clientes. Pode-se realizá-lo de diversas formas, tais como:

  • avaliar periodicamente a satisfação do cliente (mensalmente, trimestralmente, anualmente etc.);
  • checar os problemas enfrentados na utilização dos seguros;
  • conferir documentações pendentes.

Estimule os feedbacks

Por meio de inúmeros canais, como formulários de contatos, e-mails, telefonemas, site, redes sociais, avaliações no Google, o cliente poderá fornecer um feedback sobre o serviço recebido. Logo, é importante que tenha acesso a diferentes ferramentas para expressar suas opiniões.

Ao executar essa técnica de pós-venda, o corretor não só abre espaço para a manifestação espontânea, mas terá condições de colher diversas informações sobre como o seu serviço poderá ser aprimorado. A recomendação é deixar alguns desses feedbacks visíveis, mesmo que negativos, de forma a estimular o cliente a se sentir mais à vontade para exprimir-se.

Antecipe problemas e entregue soluções

Uma boa base de dados certamente fornecerá informações valiosas sobre onde e quando os clientes normalmente enfrentam dificuldades na contratação e na utilização dos seguros. Tais dados permitem ao corretor antecipar problemas e entregar soluções mais rápidas.

Sempre encante e surpreenda seus clientes

Quando contrata um seguro, o mínimo que o cliente vai cobrar é o cumprimento do contrato. Porém, por que não ir além? Primeiro, é fundamental entender os motivos que o levaram a fechar negócio. Depois, é preciso oferecer soluções que o ajudem a cuidar melhor do bem segurado. Mostre valor, facilite o acesso a parceiros, consiga descontos em serviços e entregue mais do que o básico.

Como dissemos, ter uma base de dados confiável e atualizada, como um software de CRM (Customer Relationship Management), além de levantamentos e pesquisas realizados com clientes, é essencial para aplicar as técnicas de pós-vendas com mais facilidade. Desse modo, será possível conhecer melhor o seu público para realizar uma comunicação eficiente. Ao mesmo tempo, abrir um canal de relacionamento trará resultados positivos em vendas e branding.

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