Explicamos os principais tipos de empréstimos consignados. Confira!

tipos de empréstimos consignados

Os tipos de empréstimos consignados variam de acordo com as características dos contratantes e com o modelo de financiamento. Isso não significa que você pode escolher entre vários deles, mas sim que deve verificar se preenche os requisitos para usufruir desse serviço.

Isso porque essa é uma modalidade de crédito especial. Ou seja, oferece vantagens importantes, como maior prazo para pagar, maior limite de crédito e juros mais baixos, mas não está disponível para todos. Confira em qual das situações você se enquadra!

A definição do empréstimo consignado

Antes de descrever os tipos de empréstimos disponíveis, precisamos esclarecer o que é o crédito consignado, facilitando o entendimento sobre como ele é classificado. Sendo assim, saiba que, na área jurídica, o termo “consignado” refere-se a algo transferido a um terceiro, seja um bem, seja um valor em dinheiro.

No caso do empréstimo consignado, é o compromisso do pagamento que é consignado, ou seja, transferido para o responsável pelo pagamento do salário ou benefício de quem contrata o crédito. 

Por exemplo: se você é um aposentado e solicita um crédito consignado, o seu contrato é enviado para o INSS, que verifica os seus dados e, depois de uma análise, assume o compromisso de pagar o valor da parcela contratada diretamente para a instituição que concedeu o empréstimo. Sendo assim, durante a vigência do contrato o valor será descontado do seu benefício para efetuar o pagamento mensal.

A vantagem disso é que o credor tem a garantia de recebimento, o que diminui o risco para ele e, como mencionamos na introdução, permite a cobrança de juros menores, o aumento do limite de crédito e a extensão do prazo de pagamento.

Os contratantes dos empréstimos consignados 

Uma das formas de diferenciar os tipos de empréstimos consignados é de acordo com o tomador, ou seja, o perfil da pessoa que contrata o serviço. Ele está disponível para algumas categorias de trabalhadores, além dos aposentados e pensionistas. Vejamos cada uma delas.

Aposentados e pensionistas do INSS

Esse é o tipo mais comum de empréstimo consignado, e também a especialidade da Viper. Por contar com a garantia do INSS, oferece vantagens maiores, custos menores e muita flexibilidade, como a concessão do crédito até mesmo para pessoas negativadas. Como existe o aval do Instituto de Previdência Social, essa limitação perde a importância. Por isso, muitas pessoas usam o empréstimo consignado como forma de levantar recursos para o pagamento dessas dívidas

Para contratá-lo, você precisa escolher uma instituição financeira que trabalhe com esse serviço e solicitar uma análise. Porém, não basta ter um benefício ativo para ter seu crédito aprovado. Existem critérios de limitação, como:

  • o valor da parcela, que determina a margem consignável;
  • sua idade;
  • a quantidade de empréstimos consignados em seu nome;
  • e outros detalhes que podem variar de acordo com a empresa que oferece o crédito. 

Aliás, tenha atenção e compare bem as opções antes de contratar esse tipo de crédito, pois existem diferenças entre as instituições que oferecem esse serviço, inclusive no percentual de juros.

Funcionários das forças armadas

Esse tipo de crédito é oferecido tanto para militares ativos quanto inativos, mas segue regras específicas, incluindo um prazo um pouco maior. As instituições autorizadas a ofertar esse tipo de empréstimo são conveniadas ao exército, à marinha ou à aeronáutica. 

Da mesma forma que o consignado para aposentados, não é preciso apresentar fiador e nem ter o nome limpo dependendo do banco que concede o benefício. 

Servidor público

Do mesmo modo, servidores públicos ativos e inativos podem ter acesso às condições especiais do empréstimo consignado. A necessidade de convênio com o órgão que contratou o colaborador também precisa ser satisfeita, pois é o que garante o repasse do valor das parcelas e a legalidade da contratação.

Funcionário do setor privado

Pouca gente sabe, mas o empréstimo consignado também pode ser contratado por quem trabalha para o setor privado. Esse tipo de crédito consignado é menos comum, mas é igualmente válido.

Contudo, os juros costumam ser um pouco maiores, uma vez que as garantias não são as mesmas, seja pelo perfil da empresa, seja em razão da inexistência de estabilidade no recebimento, uma vez que o funcionário pode ser demitido — algo que não ocorre com um servidor público, militar, aposentado ou pensionista.

O empréstimo e o cartão de crédito consignado 

Embora o cartão de crédito consignado não possa ser caracterizado como um empréstimo, também é uma forma de crédito consignado. Por isso, não poderíamos deixar de registrar detalhes sobre essa opção. Afinal, dependendo de sua necessidade de utilização, você pode escolher entre um e outro. 

O cartão é ideal para compras no mercado, na internet e até de materiais de construção. Essas compras podem ser parceladas ou adquiridas para serem pagas na fatura seguinte. Além disso, as condições de crédito rotativo, quando você paga apenas parte da fatura, são diferenciadas e muitas instituições não cobram taxa de anuidade. 

A importância do crédito consignado

O crédito consignado oferece benefícios sociais, econômicos e individuais. Como o Brasil tem pouca disponibilidade de crédito e pouca concorrência entre os grandes bancos, os juros cobrados são altos e, muitas vezes, inviabilizam empréstimos.

As garantias do empréstimo consignado resolvem esse problema e permitem uma política de juros mais justa. Desse modo, tem impacto positivo no estímulo da economia e no campo social — ao garantir uma boa condição de contratação de empréstimos.

Do ponto de vista individual, os ganhos são muito mais objetivos e envolvem juros mais baixos, maior quantidade de parcelas, limite superior, flexibilidade em renegociações, acesso para pessoas com cadastro negativado e, principalmente, a antecipação de compras, o que garante acesso aos mais diversos desejos, como construção ou reforma de imóvel, viagens, cuidados com a saúde e assim por diante.

Por isso a importância de entender os tipos de empréstimos consignados. Assim, você sabe se pode ter acesso a essa modalidade de empréstimo, fazendo comparações e tomando decisões que melhoram a sua vida no lugar de contratar um crédito caro que pode comprometer o orçamento.

Se você é um aposentado ou pensionista, entre em contato para receber informações personalizadas. Somos especialistas nessa modalidade de empréstimo e no seu perfil de público.

Comente e Compartilhe