5 tipos de seguros rentáveis para concentrar sua força de vendas

tipos de seguros

Está mais do que claro que o mercado de seguros está em constante expansão e diversificação em seu mix de produtos. Em 2018, o ramo faturou R$ 245,6 bilhões (dados da Confederação Nacional das Seguradoras – CNseg) e abriu 2019 com boas perspectivas, mantendo o bom desempenho. 

Com um cenário promissor, o setor de seguros observa o crescimento da concorrência, a inserção de novas tecnologias e o aumento da diversificação. Você, leitor, deve estar se perguntando: nessa perspectiva tão favorável, quais são os tipos de seguros mais rentáveis atualmente?

Neste artigo, apresentamos 5 das áreas que mais têm se destacado no ramo, oferecendo boas oportunidades de novas cotações e vendas no mercado de seguros. Continue conosco!

1. Seguro auto

As vendas de seguros para automóveis sempre estiveram entre os destaques do segmento. Além disso, é uma área que está diretamente atrelada ao desempenho das vendas de veículos, que deve aumentar com a recuperação da indústria automotiva.

A CNSeg estima um crescimento de até 3,5% em 2019. Esse é um produto que as corretoras não devem abrir mão, pois as perspectivas seguem positivas.

2. Seguro de vida

Conforme levantamento da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), a procura por seguros de vida cresceu 10% em 2018, com um faturamento de R$ 38 bilhões. Esses dados revelam uma mudança no perfil e comportamento do consumidor, cada vez mais consciente das decisões que afetam seu futuro.

Logo, trata-se de uma perspectiva positiva para as corretoras ao oferecer esse tipo de seguro, já que as pesquisas estão indicando um aquecimento acelerado pelo produto. 

3. Seguro residencial e comercial

O interesse por seguros do tipo residencia e comercial também não fica para trás nesse aquecimento do mercado. Os consumidores estão cada vez mais conscientes das necessidades de proteger seus bens mais valiosos e, culturalmente, os imóveis sempre estiveram entre eles. 

As principais preocupações estão com a prevenção e proteção contra incêndios e demais imprevistos que podem comprometer a integridade do imóvel. 

4. Seguro garantia estendida

O seguro garantia estendida oferece proteção adicional à garantia de fábrica de produtos como eletrônicos, eletrodomésticos, games, entre outros. A sofisticação crescente desses equipamentos tornam o processo de decisão do consumidor uma tarefa bem detalhada, buscando sempre a melhor opção e a que vai durar mais tempo. A ideia do comprador, ao optar por esse tipo de seguro, é ter mais tranquilidade ao proteger um bem que ele tanto aprecia.

5. Seguro viagem

Os seguros viagem protegem o turista de imprevistos ocorridos durante o seu tempo fora. Com a expansão de renda, potencializada pela expansão do mercado de capitais, mais brasileiros têm tido acesso a viagens que eram somente um sonho, especialmente as para o exterior. Além disso, dados recentes apontam que o esse tipo de seguro têm crescido até quando o brasileiro viaja menos. Uma oportunidade irresistível para as corretoras. 

6. Outros tipos de seguro para ficar de olho

Como você pode notar, são boas as perspectivas para as vendas nos próximos anos. Além destes supracitados, vale prestar atenção também nos seguintes tipos de seguros, que também oferecem boas oportunidades de mercado:

  • seguro empresarial;
  • seguro saúde; 
  • seguro educacional; 
  • seguro pet. 

Por fim, cabe também às corretoras uma análise e definição de um pensamento estratégico para o seu planejamento anual, concentrando corretamente a sua força de vendas e estratégias de captação nesses tipos de seguros e aumentando a sua captação de clientes. 

Gostou das informações desse artigo? Compartilhe este texto nas suas redes sociais e espalhe o conhecimento!

Comente e Compartilhe