Vendas pelo WhatsApp: conheça boas práticas de venda!

As relações com os clientes e formas de venda estão alterando-se com o passar do tempo. Com um dia-a-dia cheio de dinamismo tanto por parte das empresas como por parte dos clientes, faz-se necessário uma atualização para impulsionar vendas e melhor atender o público-alvo.

São as mais diversas modalidades e formas de atender os clientes; uma das mais mais famosas (e práticas) é através do WhatsApp. Sendo assim, hoje trouxemos não apenas formas de realização de vendas através desta plataforma digital, mas mais importante: como realizar isso da melhor forma possível.

Quando falamos que é importante realizar vendas através do WhatsApp da melhor forma possível, estamos nos referindo a seguir as Boas Práticas de Venda. Você já ouviu este tema? Sabe o que significa?

O quê são Boas Práticas de Venda?

Boas Práticas de Venda são ações relacionadas ao processo de venda de produtos/serviços que resultem em não apenas efetividade de venda, mas satisfação do cliente e potencial cliente.

Para isso, há diversas práticas que podem ser positivas ou não neste processo de forma que sua empresa pode ser beneficiada ou prejudicada, dependendo da ação tomada.

Boa Prática 1: Tenha horários de atendimento

Considerando que uma empresa com ponto de vendas possui horário de abertura e fechamento, é interessante que o mesmo ocorra com atendimento via WhatsApp. Desta forma, há maior conforto para seus colaboradores e alinhamento de expectativa de horários com seu cliente.

Boa Prática 2:  Fora do horário de atendimento? Avise seu cliente!

Todos possuímos horários de trabalho diferentes e rotinas diferentes – e muitas vezes os clientes enviam mensagens por WhatsApp como forma de não esquecerem-se de sanar uma dúvida ou pedir um orçamento. Para isso, é interessante deixar uma mensagem de ausência fora do horário comercial ou em um horário programado. Desta forma, o cliente sabe que sua empresa está ativa e o responderá quão antes possível.

Boa Prática 3: Tenha uma conta de WhatsApp Business

É importante separarsua conta pessoal da conta profissional. Desta forma, sua empresa passa uma imagem de mais profissionalismo e você, como empresário ou empresária, mantém-se resguardado(a). Para isso, há a plataforma WhatsApp Business, que possui ferramentas de comunicação que melhora, e muito, com seus clientes. Fique esperto(a)!

Boa Prática 4: Cuidado com a linguagem

Lidar com clientes requer uma linguagem sem tantas formalidades mas nem informalidades, como forma de passar uma imagem de maior seriedade. Sendo assim, não esqueça-se de tomar cuidado com gírias, abreviações em excesso e atenção ao português.

Boa Prática 5: Use o status do WhatsApp a seu favor

O WhatsApp oferece a possibilidade de postagem de fotos no status do perfil e isso pode ser uma grande ferramenta para divulgação de produtos, promoções e mensagens para o público em geral. Para isso, mantenha-o sempre atualizado e com informações interessantes ao seu público, bastidores e use-o como artifício para comunicar-se com seu cliente, fazer pesquisas e humanizar seu atendimento! Um ponto de atenção é relacionado ao cuidado com postagens de cunho pessoal/ comprometedoras nesta plataforma. Portanto, tenha sempre isso em mente!

Boa Prática 6: Tenha tudo sempre à mão.

Muitas vezes seu cliente utilizará do WhatsApp para tirar dúvidas e fazer perguntas que, muitas vezes se repetirão. Para isso, tenha à mão seu catálogo e propostas formatados, com valores e fotos de itens, descrição de serviços e produtos, dados bancários para pagamento, cálculo de frete, entre outros. Desta forma, seu atendimento será muito mais ágil e reduzirá as chances de seu cliente procurar a concorrência.

Boa Prática 7: Não crie grupos de WhatsApp!

Todos já tivemos esta experiência. Um vendedor cria um grupo de WhatsApp, adiciona as mais variadas pessoas e inicia o envio de fotos e mensagens com divulgação do produto. É questão de tempo para que as pessoas comecem a sair. Fazer isso não somente é uma estratégia ruim, mas deixa sua empresa com uma imagem de desorganização. Para entender como fugir desta prática, confira a próxima dica.

Boa Prática 8: Atraia seu cliente para seu WhatsApp

Muitas vezes é melhor ter um cliente interessado conversando com você no WhatApp do que simplesmente utilizar esta ferramenta para achá-los. Para isso, vale a pena divulgar inicialmente seu produto pelas mais variadas plataformas e então fornecer seu número para contato com pessoas genuinamente interessadas, melhorando então a eficiência de vendas e otimizando tempo despendido.

Boa Prática 9: Entenda que nem sempre o cliente realizará a compra naquele momento

Mas dependendo do seu atendimento, pode ser que ele volte para concluir a compra e indique sua empresa a amigos e conhecidos. Por isso, não se desespere caso seu cliente não feche a compra naquele momento. Tenha portanto sempre bom atendimento e tenha uma boa comunicação, como na prática abaixo.

Boa Prática 10: Não seja lento(a) nas respostas

Lentidão no processo de vendas nunca é visto com bons olhos. Esta prática pode ser vista como ineficiente e claro, pode levar seus cliente a procurar seu concorrente. Para isso, durante o período de atendimento, fique sempre atento(a) às mensagens/ pedidos de orçamento/ dúvidas que você pode vir a receber.

Boa Prática 11: Padronize sua marca e processos

Padronize sua forma de conversar com o cliente e entender suas necessidades. Na comunicação, treine seus vendedores para oferecer serviços de forma personalizada. Padronize a marca com fotos de perfil e estabeleça um processo de vendas conciso.

Boa prática 12: Caso seu cliente não esteja interessado, não insista

Como vendas em lojas físicas, caso seu cliente não demonstre interesse no produto ou serviço, não vale à pena insistir. Essa prática pode levar à irritação, além de perda de tempo à sua equipe. Cuidado também com a alta frequência de envio de mensagens. Assim como ocorre com e-mails sendo marcados como spam, pode ocorrer bloqueio da sua conta.

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Gostou das dicas? Quais delas você já aplica ao seu negócio? Já errou em alguma Boa Prática e teve resultados negativos? Conte-nos mais nos comentários!

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